Estados Federados da Micronésia
Os Estados Federados da Micronésia compõem-se de 607 ilhas e ilhotas situadas no Pacífico Norte, a leste das Filipinas. Com cerca de 101 mil habitantes, a federação é uma república presidencialista.
O país foi protetorado alemão e japonês, tendo sido administrado pelos Estados Unidos após a II Guerra Mundial. Em 1986, tornou-se independente sob Pacto Comum de Livre Associação com os Estados Unidos, que lhes assegura defesa, condução da ação externa e aporte financeiro.
A economia do país é baseada na agricultura e na pesca de subsistência, e depende em grande parte dos aportes financeiros provenientes do acordo com os Estados Unidos. Os principais cultivos do país são fruta-pão, taro, coco e banana.
O país é membro do Acordo de Nauru, de 1982, que tem o objetivo de promover a coordenação e a harmonização da gestão da pesca de atum nos oito países-membros. O tema é de grande relevância para os países insulares do Pacífico, que dependem, em maior ou menor grau, das receitas das licenças de pesca para navios estrangeiros para financiar o governo. No caso da Micronésia, 56% das receitas governamentais em 2016 eram provenientes dessas licenças.
O Brasil estabeleceu relações diplomáticas com a Micronésia em 2010, após processo de aproximação iniciado em 2005, quando o Embaixador Georges Lamazière realizou a primeira visita oficial do Brasil ao país.
A Embaixada do Brasil em Paliquir é cumulativa com a Embaixada do Brasil em Manila. Ainda não foram firmados atos bilaterais entre Brasil e Micronésia.
O comércio bilateral é ainda incipiente. O pico do intercâmbio bilateral ocorreu em 2005, quando atingiu US$1,1 milhão (em razão de exportação de tecidos pelo Brasil), mas desde então se estabilizou na faixa do US$100 mil, sempre com saldo favorável ao Brasil.
Cronologia das Relações Bilaterais
2005 – Primeira missão oficial do Brasil aos Estados Federados da Micronésia
2009 – Visita do o representante permanente da Micronésia junto à ONU ao Brasil
2010 – Estabelecimento de relações diplomáticas entre o Brasil e a Micronésia