Canadá
As relações entre Brasil e Canadá estão historicamente fundamentadas em valores e princípios compartilhados, como democracia, direitos humanos, primado do direito internacional e defesa das liberdades individuais. São marcadas pelo diálogo político e por uma ampla agenda de cooperação em comércio e investimentos, energia e mineração, meio ambiente, educação, ciência, tecnologia e inovação, defesa e segurança. Em foros regionais e multilaterais, os dois países tradicionalmente mantêm boa coordenação.
Brasil e Canadá apresentam vários fatores que os aproximam. São democracias com sociedades plurais, com dois dos maiores territórios no mundo (5º e 2º, respectivamente). Possuem duas das maiores economias do planeta e caracterizam-se pela diversificação do parque produtivo e da pauta de exportação. Ambos os países detêm expressivas reservas de água doce e são grandes produtores de alimentos e energia.
São antecedentes remotos das relações bilaterais a nomeação, pelo governo brasileiro, de vice-cônsules em portos como São João da Terra Nova e Halifax, a vinda ao Brasil de missão mercantil das províncias orientais da então América do Norte Britânica, em 1866, para examinar as possibilidades comerciais, e a visita privada do imperador D. Pedro II às cataratas do Niágara, Ontário e Montreal, em 1876.
O decreto nº 6.604, de 17 de dezembro de 1940, criou a legação do Brasil no Canadá, com sede em Ottawa, instalada em abril do ano seguinte. Foi elevada à categoria de embaixada pelo decreto nº 14.250, de 10 de dezembro de 1943. O Canadá, por sua vez, abriu em setembro de 1941 sua legação no Brasil, que passou a embaixada em 1944.
Atualmente, além da embaixada em Ottawa e da Delegação junto à Organização de Aviação Civil Internacional, em Montreal, o Brasil mantém consulados-gerais em Montreal, Toronto e Vancouver. O Canadá, por sua vez, tem consulados-gerais em São Paulo e Rio de Janeiro e escritórios comerciais em Belo Horizonte, Recife e Porto Alegre, ademais da embaixada em Brasília.
Os principais tratados bilaterais em vigor incluem o Acordo de Cooperação Técnica (1975), Convenção Destinada a Evitar a Dupla Tributação (1984), Acordo sobre Transporte Aéreo (1986), Acordo-Quadro para Cooperação em Ciência, Tecnologia e Inovação (2008) e Acordo de Previdência Social (2011).
Brasil e Canadá mantêm diversos mecanismos de concertação bilateral, entre os quais o Diálogo de Parceria Estratégica, em nível de chanceleres; o Diálogo Político-Militar; o Comitê Conjunto para Cooperação em Ciência, Tecnologia e Inovação; e o Conselho Econômico e Comercial.
A cooperação educacional tem-se destacado como um dos segmentos mais dinâmicos das relações bilaterais. O Canadá é o país que mais recebe estudantes brasileiros no exterior.
O Canadá é o 12º parceiro comercial do Brasil. No ano de 2022 o comércio bilateral ultrapassou, pela primeira vez, a marca de USD 10 bilhões, com expansão de 40,9% em relação a 2021. As exportações brasileiras alcançaram o patamar de USD 5,39 bilhões, alta de 9,6%, ao passo que as importações provenientes do Canadá somaram USD 5,16 bilhões, aumento de 100,6%. Naquele ano, o Brasil importou USD 3,7 bilhões em adubos ou fertilizantes químicos do Canadá, o que correspondeu a cerca de 72% do valor das importações brasileiras daquele país (alta de 151% em relação ao ano anterior).
Os dois países possuem relação de investimentos sólida e de longa data. O Canadá é o nono maior investidor no Brasil (dados de 2021). O Brasil é o maior investidor da América Latina no Canadá, figurando na lista dos vinte principais países de origem do investimento direto estrangeiro. Em 2021, o estoque de investimento canadense no Brasil era de USD 19,7 bilhões e o de investimento brasileiro no Canadá, de USD 13,8 bilhões.
Cronologia das relações bilaterais
2023 - Presidente Luís Inácio Lula da Silva e primeiro-ministro Justin Trudeau encontram-se à margem da cúpula de líderes do G7, em Hiroshima (maio)
2012 - Governador-geral David Johnston visita o Brasil
2011 - Primeiro-ministro Stephen Harper visita o Brasil
2011 - I Reunião do Comitê Conjunto para Cooperação em Ciência, Tecnologia & Inovação (C,T&I)
2010 - I Reunião do Diálogo Político-Militar
2004 - Primeiro-ministro Paul Martin visita o Brasil
2000 - Ministro dos Negócios Estrangeiros Lloyd Axworthy visita o Brasil
1998 - Governador-geral do Canadá Romeo Leblanc e primeiro-ministro Jean Chrétien visitam o Brasil
1997 - Presidente Fernando Henrique Cardoso visita o Canadá
1996 - Ministro dos Negócios Estrangeiros Lloyd Axworthy visita o Brasil
1995 - Primeiro-ministro Jean Chrétien visita o Brasil
1989 - Governadora-geral Jeanne Sauvé visita o Brasil
1984 - I Reunião de Consultas Políticas
1982 - Secretário de Estado de Assuntos Exteriores Mark MacGuigan visita o Brasil
1982 - Presidente João Figueiredo visita o Canadá
1981 - Primeiro-ministro Pierre Trudeau visita o Brasil
1980 - Ministro das Relações Exteriores Saraiva Guerreiro visita o Canadá
1977 - Secretário de Estado de Assuntos Exteriores Donald Jamieson visita o Brasil
1976 - I reunião da Comissão Mista Econômica e Comercial Brasil-Canadá
1968 - Secretário de Estado de Assuntos Exteriores Mitchell Sharp visita o Brasil
1958 - Secretário de Estado de Assuntos Exteriores Sidney Smith visita o Brasil
1956 - Vice-presidente João Goulart visita o Canadá
1944 - Elevação da Legação do Canadá ao nível de embaixada
1943 - Elevação da Legação do Brasil ao nível de embaixada
1941 - Abertura das legações do Brasil em Ottawa e do Canadá no Rio de Janeiro
1941 - Ministro do Comércio James MacKinnon visita o Brasil. Assinatura do Tratado de Comércio Brasil-Canadá
1919 - Presidente eleito Epitácio Pessoa visita o Canadá
1876 - Visita privada do imperador D. Pedro II a Ontário e Montreal
1866 - Missão comercial da então América do Norte Britânica visita o Brasil
1858 - Brasil nomeia vice-cônsul para o porto de São João da Terra Nova
1836 - Brasil nomeia vice-cônsul para o porto de Halifax