Bósnia e Herzegovina

O Brasil reconheceu a Bósnia-Herzegovina em 1992, quando de seu ingresso na ONU, tendo as relações diplomáticas sido estabelecidas em 1995. Em 2011, inaugurou-se a embaixada do Brasil em Sarajevo, e o primeiro embaixador brasileiro junto ao país apresentou suas credenciais ao presidente Nebojša Radmanović. Entre 1992 e 1995, o Brasil enviou 35 observadores militares e 10 monitores policiais para integrar a operação de paz da ONU no país, que compunha a extinta Iugoslávia (UNPROFOR).
No histórico do relacionamento bilateral, destaca-se a visita do ministro de Negócios Estrangeiros Sven Alkalaj ao Brasil, em 2009, ocasião em que foi assinado acordo para isenção de vistos em passaportes diplomáticos e oficiais (em vigor desde maio de 2010). O ministro Alkalaj retornou ao Brasil em 2010, por ocasião do Fórum Mundial da Aliança de Civilizações, à margem do qual se reuniu com o chanceler brasileiro, Celso Amorim.
O ministro Amorim realizou visita oficial a Sarajevo em junho de 2010, quando foi assinado acordo para a isenção de visto para turistas (em vigor desde maio de 2013). Diante da abolição da necessidade de vistos, houve incremento turismo de brasileiros no país. Em outubro de 2017, o chanceler bósnio Igor Crnadak visitou o Brasil e reuniu-se com o ministro das Relações Exteriores Aloysio Nunes. Em 2023, o ministro Mauro Vieira encontrou-se com o chanceler Elmedin Konakovic em Zagreb.
O Brasil é o único país da América Latina com representação residente em Sarajevo. Desde a abertura da embaixada residente, o Brasil começou a realizar vendas diretas de café ao país (anteriormente as compras eram feitas por intermédio de outros países da Europa), e participa de eventos de divulgação e culturais, alguns de caráter social-humanitário. Embora ainda modesto, o intercâmbio comercial entre o Brasil e a Bósnia-Herzegovina apresenta potencial de crescimento. Em 2024, o fluxo bilateral de bens totalizou US$ 12,3 milhões.
Cronologia das relações bilaterais
2023 – Encontro do chanceler Mauro Vieira com seu homólogo bósnio, Elmedin Konakovic, em Nova York
2021 – Anúncio da decisão relativa à abertura da embaixada da Bósnia-Herzegovina em Brasília (ainda não implementada)
2017 – Visita ao Brasil do ministro dos Negócios Estrangeiros Igor Crnadak
2014 – Abertura de consulado temporário da Bósnia-Herzegovina no Rio de Janeiro, no contexto da participação da seleção nacional bósnia na Copa do Mundo da FIFA
2011 – Abertura da embaixada do Brasil em Sarajevo
2010 – Visita do ministro Celso Amorim à Bósnia-Herzegovina
2010 – Primeira reunião de Consultas Políticas bilaterais
2009 – Visita ao Brasil do ministro dos Negócios Estrangeiros Sven Alkalaj
1995 – Estabelecimento de relações diplomáticas entre o Brasil e a Bósnia-Herzegovina
1992 – Reconhecimento da Bósnia-Herzegovina pelo Brasil