Principado de Mônaco
Brasil e Mônaco iniciaram relações consulares em 1911, ano que marca o início de atividades bilaterais nas áreas de comércio e justiça.
As primeiras décadas do relacionamento caracterizaram-se pela ausência de contatos políticos regulares.
Em 2010, foram estabelecidas relações diplomáticas entre os dois países e a embaixada do Brasil em Paris passou a representar o país junto ao governo monegasco. Desde então, os dois países têm procurado explorar o potencial para cooperação nas áreas cultural, humanitária, judiciária e ambiental. Mônaco procura manter atuação destacada na área de meio ambiente. O príncipe Alberto II dedica-se a temas relacionados ao ambiente marinho e aos oceanos e foi o primeiro chefe de Estado a confirmar presença na Conferência Rio+20. O Brasil recebeu apoio monegasco a diversas candidaturas a organismos internacionais (Corte Internacional de Justiça, Comitê das Nações Unidas para a Eliminação da Discriminação contra as Mulheres e Direção-Geral da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura, entre outras).
Segundo o último recenseamento (2016), 160 brasileiros viviam em Mônaco.
Cronologia das relações bilaterais
2012 – Participação do Príncipe Alberto II na Conferência Rio+20
2011 – Visita do príncipe Alberto II ao Brasil para participar da abertura de exposição sobre a Princesa Grace Kelly
2010 – Estabelecimento de relações diplomáticas. A embaixada do Brasil em Paris passa a ser cumulativamente responsável pelas relações bilaterais com o principado
1911 – Estabelecimento de relações consulares