República das Maldivas
As relações diplomáticas entre o Brasil e as Maldivas foram estabelecidas em 1988. Até 2010, cabia à Embaixada em Nova Delhi (Índia) representar cumulativamente o Brasil junto às Maldivas. Desde então, essa atribuição foi transferida para a Embaixada do Brasil em Colombo (Sri Lanka).
Os dois países firmaram memorando de entendimento em cooperação esportiva em 2013. O turismo apresenta-se como área potencial de cooperação bilateral, na medida em que as Maldivas constituem polo turístico consolidado e recebem número crescente de turistas brasileiros.
Em 2021, o comércio do Brasil com as Maldivas registrou cerca de US$ 20 milhões, dos quais a quase totalidade correspondeu a exportações brasileiras de carnes.
Cronologia das relações bilaterais
2022 – Doação pelo governo brasileiro às Maldivas de 80 mil doses de vacinas, em caráter de cooperação humanitária (maio).
2012 – Visita ao Brasil do presidente Mohamed Waheed Hassan, para participar da Conferência Rio+20.
2006 – Visita ao Brasil do ministro do Meio Ambiente, Energia e Água, Ahmed Abdulla, para participar da 8ª Sessão da Conferência das Partes da Convenção sobre Diversidade Biológica.
1992 – Visita ao Brasil do presidente Maumoon Abdul Gayoom, para participar da Conferência Rio-92.
1988 – Estabelecimento de relações diplomáticas entre o Brasil e as Maldivas.