Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC)
Estabelecida, inicialmente, em 01/04/1980, como Conferência de Coordenação para o Desenvolvimento da África Austral (SADCC, na sigla em inglês), a Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), comemorou, em 2020, 40 anos de sua criação. Entre os objetivos da Comunidade, encontram-se a promoção do desenvolvimento e do crescimento econômico; a redução da pobreza; e a consolidação, defesa e manutenção da democracia, paz, segurança e estabilidade regionais.
Atualmente, 16 países integram a organização, que tem sede em Gaborone: África do Sul, Angola, Botsuana, Comores, República Democrática do Congo, Lesoto, Madagascar, Malawi, Maurício, Moçambique, Namíbia, Seicheles, Essuatíni, Tanzânia, Zâmbia e Zimbábue – Estados com os quais o Brasil mantém, em diferentes graus, significativas relações.
O Brasil e a SADC possuem corrente de comércio da ordem de US$ 3 bilhões. Desde 2008, pelo menos 85% do comércio intrarregional está liberalizado entre os membros da Comunidade. Nesse sentido, os países da SADC têm potencial de ser importante plataforma de acesso de produtos brasileiros ao continente africano.