Notícias
Alerta consular. Rússia. Documentos em língua estrangeira.
A Embaixada do Brasil em Moscou tem recebido relatos de nacionais brasileiros que alegam terem sido recrutados, por intermédio de outros brasileiros, para integrar as Forças Armadas da Federação da Rússia, e que, após sua chegada ao país, teriam tido seus recursos financeiros sacados de suas contas bancárias por aqueles que supostamente os ajudaram no recrutamento.
Segundo as declarações, o aliciamento ocorreria por meio de redes sociais como Telegram e TikTok. Uma vez em território russo, os supostos recrutadores auxiliariam os recém-chegados na abertura de contas bancárias, induzindo-os a assinar documentos que lhes confeririam poderes para movimentar tais contas.
Recomenda-se que cidadãos brasileiros evitem firmar contratos e conceder acesso a suas contas bancárias a terceiros e que, sempre que possível, contem com o apoio de tradutores profissionais e autônomos para a assinatura de documentos e demais procedimentos que envolvam compromissos jurídicos e financeiros. Em caso de dúvida, o Setor Consular da Embaixada em Moscou pode ser acionado pelo e-mail consulado.moscou@itamaraty.gov.br.