Rede de Pontos Focais Nacionais sobre Mulheres, Paz e Segurança
O Brasil é membro fundador da Rede de Pontos Focais Nacionais sobre Mulheres, Paz e Segurança criada em 2016 pela Espanha, em conjunto com a Alemanha e a Namíbia, em evento à margem do Debate Geral da 71ª sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas. A reunião de fundação da Rede contou com a participação de 41 estados e de três organizações regionais, e com o apoio das Nações Unidas e de organizações da sociedade civil.
O principal objetivo da Rede de Pontos Focais Nacionais é promover a articulação entre seus membros no que toca à participação das mulheres em todas as fases dos processos de decisão relacionados à paz e à segurança. Por meio da coordenação e da troca de experiências entre estados e organismos internacionais que a compõem, a Rede busca fortalecer o cumprimento das oito resoluções do Conselho de Segurança das Nações Unidas que atualmente compõem a agenda de Mulheres, Paz e Segurança.
O Brasil esteve representado nas reuniões anuais de Pontos Focais Nacionais sobre Mulheres, Paz e Segurança, realizadas em 2017, na cidade espanhola de Alicante, em 2018, em Berlim, e em abril de 2019, em Windhoek, na Namíbia.