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Tapeçaria “Vegetação do Planalto Central”

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Publicado em 22/11/2019 15h46 Atualizado em 07/02/2025 17h51

A Coordenação-Geral de Patrimônio Histórico (CGPH) publica neste Espaço da Memória informações sobre as obras pertencentes ao acervo do Itamaraty. 

Tapeçaria Sala Brasília
Vista geral da tapeçaria Vegetação do Planalto Central, de Roberto Burle Marx, localizada na Sala Brasília, no Palácio Itamaraty. Foto: Assessoria Especial de Comunicação Social do Ministério das Relações Exteriores (AIG-MRE).

Vista da tapeçaria a partir do Salão Nobre
Vista da tapeçaria a partir do Salão Nobre, no terceiro andar do Palácio Itamaraty. Foto: Assessoria Especial de Comunicação Social do Ministério das Relações Exteriores (AIG-MRE).

De autoria do paisagista e artista plástico Roberto Burle Marx, a tapeçaria em lã intitulada "Vegetação do Planalto Central" está exposta na Sala Brasília do Palácio Itamaraty.


Formada por cinco peças em lã, a tapeçaria tem ao todo 25 metros de largura e apresenta imagens, formas geométricas e cores que remetem à vegetação típica de regiões áridas, com predominância de troncos finos com galhos secos, e cactos, dispostos na obra na posição vertical. Apesar de não haver uma cor predominante, os tons terrosos pretendem fazer uma alusão ao clima da região.

Detalhe da tapeçaria Sala Brasília
Detalhe da tapeçaria Vegetação do Planalto Central. Foto: Assessoria Especial de Comunicação Social do Ministério das Relações Exteriores (AIG-MRE).


Produzida especialmente para o Palácio Itamaraty, cuja construção visava representar o melhor da criatividade brasileira, a tapeçaria foi tecida pelo Ateliê de Norberto Nicola durante 18 meses. O Embaixador Wladimir Murtinho comenta em uma entrevista1 sobre o processo de produção da tapeçaria:


“Então ele veio, mas além do jardim, eu dei a ele a possibilidade, a grande alegria, de fazer a tapeçaria que está na sala de jantar, isso é muito importante dizer pelo seguinte, você tem um jardim feito pelo Burle Marx, e nos fundos, como se fosse um pano de tear, um pano de fundo, está atualmente a grande tapeçaria. Essa tapeçaria é a maior tapeçaria que tem aqui no país, não? É uma tapeçaria de 22 metros, por quatro e meio, é uma coisa gigantesca, não? E que representava um enorme problema de encomenda. Ele deu os desenhos e entregou a Norberto Nicola. Norberto Nicola é um tapeceiro muito famoso, que hoje se especializou porque ele coleciona arte plumária. O Norberto teve aí a chance da vida dele. Para o Roberto também representava a execução de uma tapeçaria em grande escala”. (MURTINHO, op.cit, p. 31)


Na acepção clássica da palavra, o termo tapeçaria designa tecelagem feita para decorar parede, podendo ser confeccionada no tear ou bordada a mão com fios de lã, seda ou qualquer outro tipo de fibra. A partir de um movimento que reivindicou e buscou estabelecer uma ampliação na forma e liberdade para essa arte – liderado por artistas plásticos na segunda metade do século XX2 – o termo tapeçaria passaria a incorporar toda criação artística produzida com qualquer tipo de tecido, fios ou fibras, através dos mais diversos tipos de técnicas. Os estudiosos da tapeçaria artística ocidental a classificaram em três tipos conforme diferentes épocas: a tapeçaria gótica, que vai do século XII ao século XVI; a tapeçaria clássica, do século XVI ao começo do século XX; e a tapeçaria moderna ou contemporânea.

Detalhe da trama da tapeçaria - Sala Brasília
Detalhe da trama da tapeçaria Vegetação do Planalto Central. Foto: Assessoria Especial de Comunicação Social do Ministério das Relações Exteriores (AIG-MRE).


Conhecido sobretudo como um dos mais célebres paisagistas do Brasil e do mundo, Roberto Burle Marx desenvolveu relevante produção artística – em pinturas, desenhos, gravuras, cenários, tapeçarias, esculturas e desenhos de joias –, coerente e consistente com os princípios das vanguardas artísticas do movimento moderno. Foi ele o responsável por diversos parques e áreas públicas em Brasília e outras cidades brasileiras. Para o Palácio Itamaraty, desenhou o jardim aquático externo e vários jardins internos localizados no complexo arquitetônico que compõe o Ministério.


Dentre os salões de recepção do Palácio Itamaraty, a Sala Brasília é destinada a recepções maiores tais como almoços, jantares e banquetes. Nessas ocasiões acontecem atividades protocolares, e constituem, sobretudo, oportunidade de estabelecimento de contatos pessoais diretos, negociações e celebrações. O salão, que comporta cerca de 500 pessoas, é palco de programações oficiais das visitas de delegações estrangeiras, autoridades e representantes da sociedade nacional. A representação está na essência da atividade diplomática. A existência de espaços específicos para a recepção de público e cerimônias, com obras de arte, design e mobiliário que desempenham função ornamental e representativa, é de grande importância para a construção de imagem que corrobora a finalidade protocolar desses espaços.


Na tapeçaria desenhada por Burle Marx é possível perceber como o artista faz referência à concepção de ambientes diferenciados, e relaciona a forma da vegetação à configuração dos espaços, sendo esta tendência característica marcante em suas obras. Outro aspecto importante no contexto histórico da produção da obra é o movimento existente de inter-relação entre artes plásticas e arquitetura, tendo inicialmente como característica própria a utilização do trabalho conjunto de arquitetos, artistas plásticos, escultores e paisagistas. Esse conceito esteve muito presente no programa arquitetônico da nova sede do Ministério em Brasília, e na Arquitetura Moderna brasileira:


“Na década de 1950, tanto em São Paulo como no Rio de Janeiro, uma série de obras arquitetônicas surge como resultado da hipótese de integração entre as artes através da arquitetura e da participação social do artista na constituição do ambiente urbano. A arquitetura realizada a partir destas formulações irá fornecer à cidade obras onde a arte participa do espaço público, colorindo-a com painéis e murais, reveladores do imaginário do período. Arte pública, que qualifica o espaço urbano e se oferece acessível aos seus habitantes”. (FERNANDES, 2006, p.07).


Com vistas às transformações do espaço público como instaurador e marco simbólico de um novo tempo, a obra revela a maneira como o artista insere na representação imagética elementos da paisagem e regionalismo brasileiros, por meio de linguagem baseada na sua vivência, marcada pela sensibilidade entre natureza e cultura.

__________________________________________________________________

[1] Entrevista concedida pelo embaixador Wladimir Murtinho ao Projeto Memória da Construção de Brasília em 1990. 

[2] História da tapeçaria artística ocidental até o início do século XX, quando ocorre o renascimento dessa expressão artística a partir da renovação estética proposta por alguns artistas modernos. (GRADIM, p. 157, 2018)

REFERÊNCIAS
FERNANDES, Fernanda. A Síntese das Artes e a Moderna Arquitetura Brasileira dos anos 1950. Cadernos de Pós-Graduação da UNICAMP, v. 8. Campinas: UNICAMP, 2006.
GRADIM, Maria Isabel de Souza. A tapeçaria no Brasil entre as décadas de 1960 e 1980. Maria Isabel de Souza Gradim; Paulo Teixeira Lumatti; orientador; Jaime Tadeu Oliva; Coorientador. São Paulo 2018.
MURTINHO, Wladimir do Amaral. Depoimento - Programa de História Oral. Brasília, Arquivo Público do Distrito Federal, 1990.

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