Escultura "Meteoro", de Bruno Giorgi (1967)
Localizado no espelho d’água do Palácio Itamaraty, o Meteoro, obra do escultor brasileiro Bruno Giorgi (Mococa, São Paulo, 1905 - Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 1993), é um dos cartões postais mais famosos da Esplanada dos Ministérios. Instalada em 1967, a escultura pesa 40 toneladas. Foi esculpida em bloco único de mármore Carrara e finalizada em cinco elementos entrelaçados, unidos somente por encaixe e resina epóxi, sem elementos metálicos internos. Seu formato é comumente entendido como símbolo da interação entre continentes e das relações pacíficas entre os povos, objetivo último da diplomacia.
A encomenda da obra de arte
Como sede do Ministério das Relações Exteriores, o Palácio Itamaraty tem, entre suas muitas atribuições, a de auxiliar na função de representação do Brasil no exterior.
Quando a capital nacional foi transferida do Rio de Janeiro para Brasília, a Comissão de Transferência do Itamaraty, presidida pelo Embaixador Wladimir Murtinho, convidou grandes nomes do design e artes plásticas brasileiras para que obras culturais de relevante teor artístico e simbólico compusessem a ambientação do novo Palácio.
Convidado em 1965 para desenvolver um monumento que estaria à frente do novo palácio, Bruno Giorgi foi incumbido de produzir uma obra artística escultural conectada à abstração plástica das obras de Niemeyer, que se integrasse ao espelho d’água.
Os estudos prévios para a escultura
Bruno Giorgi produziu três diferentes maquetes em mármore, inclusive do que se tornaria o Meteoro, para avaliação de Oscar Niemeyer, Wladimir Murtinho e demais envolvidos.
Antes mesmo de ser finalizada e trazida ao Brasil, a maquete de estudo para a escultura final foi premiada na Exposição Internacional de Escultura ao Ar Livre, em Milão, em 1966. Além do prêmio, o Meteoro recebeu muitos elogios de jornais europeus. O jornal La Nazione publicou artigo intitulado “Meteora”: Un fiore di Marmo per un Lago Nero di Brasilia (“Meteoro”: Uma flor de Mármore para um Lago Negro em Brasília). Nesse artigo, destaca-se que a escultura construtivista insinua movimento harmônico integrativo, junto com forças massivas alternadas por vazios que provocam a leveza e produzem volumes “intencionais’’ completos.
As outras duas maquetes estão expostas em outros locais do Itamaraty em Brasília. Uma delas pode ser vista no jardim em frente ao Anexo II do MRE.
Sobre a escolha entre as três esculturas propostas, disse Murtinho:
"De um lado, e o fato que ele fez três variantes disso, nós acabamos escolhendo esta. Eu tinha esse privilégio maravilhoso, não? De tudo chegava e diziam: "O que quê cê quer? Você quer essa, aquele ou aquele outro? ’’E claro que me valia de todos os amigos, então, eu discuti: "Qual é que você acha melhor dos três?", então, é das três maquetes, não? Se escolheu uma que depois ele foi para a Itália e desenvolveu".
Segundo modelo de Bruno Giorgi apresentado para a Comissão de Transferência do Itamaraty. Atualmente, a escultura está disposta em área pública, em frente ao Anexo II (Bolo de Noiva), à margem da via S2. Foto: Acervo da Coordenação-Geral de Patrimônio Histórico (CGPH-MRE). |
|
Terceiro modelo de Bruno Giorgi apresentado para a Comissão de Transferência do Itamaraty. Atualmente, a escultura está exposta em área interna do MRE, em Brasília. Dimensões: 39,5x37x7cm. Foto: Acervo da Coordenação-Geral de Patrimônio Histórico (CGPH-MRE). |
A produção e instalação do Meteoro
O bloco de mármore usado para a escultura pesava 120 toneladas. A previsão inicial era de que os trabalhos durassem seis meses, mas, ao fim, o processo estendeu-se por 14 meses, entre agosto de 1965 e outubro de 1966. Assim que a obra ficou pronta, saiu em navio da Itália, onde fora produzida, em direção ao Rio de Janeiro e, de lá, foi trazida a Brasília. Na nova capital, foi montada com o auxílio de guindastes e assentada à base de cimento armado. Nas palavras do escultor Bruno Giorgi:
“Poucas vezes em minha vida de artista tenho experimentado emoções e sobressaltos tão grandes, como nesta fase da montagem das quatro peças que constituem o Meteoro. Cada lance da montagem requer cuidados especialíssimos em virtude da forma irregular dos blocos, que pesam toneladas. Qualquer descuido pode redundar na mutilação da obra’’.
A obra foi inaugurada em 1967, mesmo ano da primeira abertura do Palácio Itamaraty em Brasília, três anos antes da inauguração oficial em 1970.
O Meteoro hoje
Indo além do sentido decorativo, o Meteoro se tornou símbolo de identidade visual amplamente utilizado pelo Itamaraty, em aplicações diversas para materiais gráficos e virtuais. Sua forma global e divisão em blocos entrelaçados pode ser associada à integração entre as distintas regiões do mundo e à aspiração da diplomacia à relação harmônica entre eles.
Em 2021 a obra passou por diagnóstico técnico especializado e foi elaborado projeto de restauro, ainda não executado. O restauro terá de ser precedido da conclusão de obras no espelho d´água.
Saiba mais
Reportagem sobre a vida e obra de Bruno Giorgi, produzida e veiculada pela TV Direta de Mococa (TVD) - https://www.youtube.com/watch?v=mB14GCj13Ok
Quer visitar o Palácio Itamaraty?
O Palácio Itamaraty oferece visitas mediadas gratuitas, de terça a domingo, em vários idiomas. Saiba mais e agende a sua visita.
Quer saber mais sobre o Palácio Itamaraty e seu acervo?
Baixe a publicação "Palácio Itamaraty" (edição bilíngue português-inglês).
Correio Braziliense, Escultura 'Meteoro', do espelho d'água do Itamaraty, passará por reforma, Brasília, 29 out. 2021. Dinheiro. Disponível em: https://www.correiobraziliense.com.br/cidades-df/2021/10/4959178-escultura-meteoro-do-espelho-dagua-do-itamaraty-sera-reformada.html#google_vignette. Acesso em: 04 jan. 2024.
BRUNO Giorgi. In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileira. São Paulo: Itaú Cultural, 2024. Disponível em: http://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoa8920/bruno-giorgi. Acesso em: 02 de julho de 2024. Verbete da Enciclopédia.
O Globo, Itamaraty restaura escultura de 1967 que simboliza diálogo entre os povos, Brasília, 21 out. 2021. Dinheiro. Disponível em: https://oglobo.globo.com/mundo/itamaraty-restaura-escultura-de-1967-que-simboliza-dialogo-entre-os-povos-25245968 . Acesso em: 04 jan. 2024.
Palácio Itamaraty – Catálogo 2009, Ministério das Relações Exteriores, p.29
MURTINHO, Wladimir do Amaral. Depoimento - Programa de História Oral. Brasília, Arquivo Público do Distrito Federal, 1990. 43 p.
PRIETO, Sônia. Quatro décadas de escultura. Dissertação de Mestrado em Artes – Escola de Comunicações e Artes da USP. São Paulo, 1981.