Escultura "Estrutura Azul", de Emanoel Araújo (1998)
Escultura de autoria do escultor, pintor, curador e crítico de arte Emanoel Araújo (Bahia, 1940 - São Paulo, 2022), datada de 1998. Trata-se de uma estrutura azul em chapa de aço dobrada em ângulos agudos. A escultura mede 3,56 metros de altura, 1,37 metros de largura e 60 centímetros de profundidade. “Estrutura Azul” foi doada ao Itamaraty em 1998, e instalada no jardim do Anexo II do Ministério das Relações Exteriores, edifício apelidado de “Bolo de Noiva”.
Emanoel Araújo no Itamaraty
Em 1976, o artista foi um dos contemplados com o Grande Prêmio Itamaraty na Bienal de São Paulo, cujo objetivo era ampliar o acervo artístico do Ministério das Relações Exteriores. Foi então que “Grande Estrutura Branca” e a uma segunda obra, sem título (relevo em tons de preto, vermelho, ocre e marrom), foram incorporados ao acervo do Itamaraty e se tornaram obras de incontestável destaque no acervo do MRE. Os relevos estão localizados, respectivamente, no Salão Branco, no subsolo do Palácio Itamaraty, e no 2º andar do Anexo Maria José de Castro Rebello Mendes (antigo Anexo I).
Em 1998, o MRE recebeu em doação duas esculturas em aço pintado do artista. A primeira, intitulada “Estrutura Azul”, decora os jardins do Anexo II, edifício apelidado de "Bolo de Noiva". A segunda, intitulada “Mercúrio”, está instalada na área externa do Instituto Rio Branco, academia diplomática brasileira.
Além das esculturas, o Itamaraty possui, ainda, várias xilogravuras das décadas de 1970 e 1980, de autoria do artista.
Saiba mais sobre Emanuel Araújo e sobre as peças de sua autoria que compõem o acervo histórico e artístico do Ministério das Relações Exteriores aqui.
Assista a gravação completa da palestra "Emanoel Araújo e Rubem Valentim: esculturas do Salão Branco do Palácio Itamaraty", ministrada pelo Professor Doutor Nelson Inocêncio (Instituto de Artes da Universidade de Brasília - UnB) no ciclo de debates "Arte e Diálogo no Itamaraty", durante a Semana do Patrimônio 2024.
Saiba mais
Baixe a publicação "Palácio Itamaraty" (edição bilíngue português-inglês).
Quer visitar o Palácio Itamaraty
O Palácio Itamaraty oferece visitas mediadas gratuitas, de terça a domingo, em vários idiomas. Saiba mais e agende a sua em https://www.gov.br/mre/pt-br/assuntos/palacio-itamaraty/visite-o-itamaraty .
Referências:
EMANOEL Araújo. In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileira (trechos selecionados). São Paulo: Itaú Cultural, 2024. Disponível em: http://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoa662/emanoel-araujo. Acesso em: 05 de julho de 2024. Verbete da Enciclopédia.
ISBN: 978-85-7979-060-7
ITAÚ CULTURAL. Emanoel Araujo - Enciclopédia Itaú Cultural. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=dMmmUdgo2ZM , publicado 30. mai. 2017.
MRE - Ministério das Relações Exteriores, CGPH - Coordenação-Geral de Patrimônio Histórico. Documento Interno – Proposta de Emenda Individual Emanoel Araújo, Brasília, 2022.
INOCÊNCIO, Nelson. Emanoel Araújo: O mestre das obras, Rio de Janeiro: Garamond: Fundação Biblioteca Nacional, 2010.