O Palácio Itamaraty
Projetado por Oscar Niemeyer e inaugurado oficialmente em 1970, o Palácio Itamaraty é a sede do Ministério das Relações Exteriores (MRE) do Brasil. Durante a concepção do projeto e execução da obra, coube ao Embaixador Wladimir Murtinho, presidente da comissão de transferência do MRE do Rio de Janeiro para Brasília, transmitir ao arquiteto as necessidades que precisariam ser atendidas. Preciosas contribuições e soluções de desenho, cálculo estrutural e técnicas construtivas deram-se na cooperação do arquiteto de canteiro, Milton Ramos, com o engenheiro responsável, Joaquim Cardozo, que permitiu a realização, por exemplo, do impressionante vão-livre e icônica escada helicoidal, no térreo, e dos famosos arcos na fachada externa. Parcerias tão bem-sucedidas que, até hoje, não foi necessário fazer qualquer modificação estrutural no edifício.
Conhecido também como Palácio dos Arcos, foi concebido com o propósito de apresentar o Brasil aos visitantes estrangeiros e, portanto, foi construído com materiais predominantemente nacionais, e seus salões abrigam obras de artistas, em sua maioria, brasileiros natos ou naturalizados, bem como estrangeiros com significativos laços com o País, tais como Athos Bulcão, Candido Portinari, Pedro Américo, Alfredo Volpi, Maria Martins, Djanira, Rubem Valentim, Emanoel Araújo, Mary Vieira, Franz Weissman, Frans Krajcberg, Marianne Peretti, Sérgio de Camargo, Luiza Miller, Madeleine Colaço, Concessa Colaço, Tomie Ohtake, Manabu Mabe, Fayga Ostrower, Ione Saldanha, Iberê Camargo, Maria Leontina, Norberto Nicola, Victor Brecheret, Arcangelo Ianelli, Lasar Segall, Jean-Baptiste Debret.
O paisagismo é autoria de Roberto Burle Marx e o mobiliário conta com peças desenhados por importantes designers brasileiros, tais como Sérgio Rodrigues e Bernardo Figueiredo.
O acervo histórico e artístico do Itamaraty é relevante ferramenta para a representação, divulgação e promoção do Brasil e de seus interesses no exterior, e ajuda a traduzir, visualmente, a criatividade, a história, o potencial, os desafios e as aspirações brasileiras.
Saiba mais sobre o Palácio Itamaraty.