Notícias
DIFUSÃO CULTURAL
Realização do evento musical "Bossa Aoyama - From Rio to Tokyo" concretiza ponte olímpica entre Brasil e Japão
A edição de 2021 do Bossa Aoyama, "From Rio to Tokyo", foi realizada entre os dias 24 de julho e 7 de agosto. O evento musical fez parte da estratégia de difusão cultural e promoção da imagem do Brasil nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio - que contou, ainda, com exposição sobre a Rio 2016 na sede do Ministério das Relações Exteriores do Japão e com projeto multidisciplinar em parceria com a Mauricio de Sousa Produções.
O projeto foi inicialmente concebido para o ano de 2020, então precisou ser adaptado em razão do adiamento dos Jogos e das determinações do governo japonês para contenção da pandemia de Covid-19. Nesse contexto, a realização do evento em parceria com a Brain - empresa japonesa consolidada e respeitada no mercado local -mostrou-se fundamental para evitar desperdício de recursos e minimizar riscos à imagem do país ante um público local majoritariamente refratário à realização dos Jogos. Em que pesem as constantes incertezas em torno das Olimpíadas, a Embaixada logrou concretizar o projeto em formato que, a um só tempo, promovesse a música brasileira junto ao público japonês e respeitasse as peculiaridades e atenções exigidas pelo momento.
O primeiro pocket-show, ocorrido em 24 de julho, contou com a presença do Ministro da Cidadania, João Inácio Ribeiro Roma Neto, em visita oficial ao Japão. O evento foi realizado em formato híbrido, com transmissão ao vivo das apresentações feitas em locação a céu aberto no centro de Tóquio, e contou com público aproximado de 150 pessoas - respeitado o distanciamento social - e 850 visualizações pelo YouTube. Em suas palavras de abertura, o Embaixador do Brasil no Japão, procurei ressaltar as oportunidades de aproximação cultural em contexto de restrições e o poder transformador da arte na superação de desafios.
O projeto foi apoiado pela associação de empresas da região de Aoyama e por escolas locais do ensino médio, cujos alunos entoaram o Hino Nacional Brasileiro na abertura do evento. A associação promoveu workshops online de culinária brasileira e confeccionou camisetas exclusivas para o evento. O valor arrecadado com as vendas foi integralmente transferido para o projeto Música sem Fronteiras, voltado a promover aulas de musicalização a crianças da comunidade brasileira no Japão.
O segundo pocket-show foi realizado no dia 1º de agosto, no contexto de iniciativa coordenada pelo Governo Metropolitano de Tóquio para promover a diversidade cultural durante os Jogos. A embaixada apoiou o evento com a participação da cantora Mika da Silva, que realizou sua apresentação no parque de Hibiya. A versão integral do pocket-show encontra-se disponível na página https://www.youtube.com/watch?v=8AF1pQXhQtQ.
O terceiro pocket-show ocorreu em 7 de agosto, véspera da cerimônia de encerramento dos Jogos. Dado o aumento considerável das infecções por Covid-19 em Tóquio, transferiu-se o evento para formato exclusivamente digital. As apresentações foram realizadas na sede do e transmitidas ao vivo pelo YouTube, tendo alcançado público de 1.600 pessoas.
A realização do "Bossa Aoyama - From Rio to Tokyo" permitiu concretizar a ponte olímpica entre o Brasil e o Japão e contribuir para a difusão da cultura brasileira em momento delicado no Japão. Em razão da plasticidade conferida ao projeto, foi possível transmitir ao público japonês a mensagem de atenção e respeito às regras e aos códigos locais.
Tendo em conta a tendência de alta no número de contaminações em Tóquio, o quarto pocket-show do projeto, incialmente planejado para ocorrer em 4 de setembro, será deslocado para novembro, de modo a coincidir com as celebrações do Quinze de Novembro.