Fórum de Diálogo Índia, Brasil e África do Sul (IBAS)
O Fórum de Diálogo Índia, Brasil e África do Sul (IBAS) foi criado em junho de 2003. O mecanismo, que congrega três grandes democracias multiétnicas do mundo em desenvolvimento, envolve coordenação política, cooperação setorial e cooperação com terceiros países, implementada pelo Fundo IBAS.
Até o momento, foram realizadas cinco reuniões de Cúpula do IBAS:
- I Cúpula IBAS – Brasília, em setembro de 2006;
- II Cúpula IBAS – Pretória, em outubro de 2007;
- III Cúpula IBAS – Nova Délhi, em outubro de 2008;
- IV Cúpula IBAS – Brasília, em abril de 2010; e
- V Cúpula IBAS – Pretória, em outubro de 2011.
Atualmente, são os seguintes os grupos de trabalho em funcionamento no IBAS:
- GT de Administração Aduaneira e Tributária;
- GT de Agricultura;
- GT de Comércio, Investimentos e Infraestrutura;
- GT de Defesa;
- GT de Economia Azul;
- GT de Energia; e
- GT de Turismo.
Face mais visível do Foro de Diálogo, o Fundo IBAS financia, desde 2004, projetos de infraestrutura social em países de menor desenvolvimento relativo. Seus recursos são administrados pelo Escritório das Nações Unidas para a Cooperação Sul-Sul (ECSS) e repassados aos projetos selecionados.
Desde a criação do Fundo, foram financiados 31 projetos em 21 países de diferentes regiões e continentes, sobretudo a países de menor desenvolvimento relativo. Até o momento, o Fundo IBAS destinou mais de US$ 31 milhões, com destaque aos seguintes projetos:
- Reforma da Infraestrutura do Sistema de Saúde nas cidades de Covoada e Ribeira Brava (Cabo Verde);
- Desenvolvimento Agropecuário (Fase I), em Bissa, N’tatelai e Capafa (Guiné-Bissau);
- Desenvolvimento da Agropecuária e de Serviços a Comunidades Rurais (Fase II), nas regiões de Bafatá, Oio e Biombo (Guiné-Bissau);
- Coleta e Reciclagem de Resíduos Sólidos: Uma Ferramenta para a Redução da Violência e Conflito em Carrefour Feuilles (Fases I e II), em Porto Príncipe (Haiti).
Pelo êxito das iniciativas executadas, o Fundo IBAS foi reconhecido com os seguintes prêmios internacionais: “Parceria Sul-Sul para Aliança Sul-Sul”, em 2006, concedido pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD); “Millennium Development Goals Awards”, em 2010, outorgado pela ONG “Millennium Development Goals Awards Committee”; e "South-South and Triangular Cooperation Champions Award", em 2012, entregue pelo ECSS, pela contribuição inovadora do Fundo IBAS para a cooperação Sul-Sul e para a cooperação triangular.