Conferência Ibero-Americana
Inicialmente realizada em 1991, a I Cúpula Ibero-Americana de Chefes de Estado e de Governo levou à criação da Conferência Ibero-Americana e da “Comunidade Ibero-Americana de Nações”. Concebida como foro para estimular avanços em temas políticos, econômicos e culturais comuns aos países participantes, a Conferência Ibero-Americana fomenta também cooperação entre países em desenvolvimento. O Brasil é um dos principais prestadores de cooperação no âmbito da iniciativa, com projetos nas áreas da saúde, educação, cultura, turismo, moradia e infraestrutura.
As Cúpulas da Conferência Ibero-Americana reúnem 22 países –19 das Américas do Sul e Central (Argentina, Bolívia, Brasil, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Chile, República Dominicana, Equador, El Salvador, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela) e 3 da Península Ibérica (Andorra, Espanha e Portugal).
A partir da XXIV Cúpula, as reuniões passaram a ser bienais. A referida Cúpula é coordenada pela Secretaria Pro-Tempore (constituída pelo país anfitrião) em conjunto com a Secretaria-Geral Ibero-Americana (SEGIB). A Conferência Ibero-Americana permite a participação de Observadores Associados (Estados) e Observadores Consultivos (Organizações internacionais).
Além da instância de Chefes de Estado e de Governo, há reuniões de Ministros das Relações Exteriores, como segundo órgão mais relevante no processo de tomada de decisões, e reuniões dos Coordenadores Nacionais e dos Responsáveis de Cooperação. Há também outras reuniões ministeriais temáticas, assim como eventos entre empresários, parlamentares, governos locais e diversos tipos de encontros técnicos.
Integram também a Conferência outras instituições que compõem o “espaço ibero-americano”:
- Organização de Estados Ibero-Americanos para a Educação a Ciência e a Cultura (OEI);
- Organização Ibero-Americana de Segurança Social (OISS);
- Organização Ibero-Americana de Juventude (OIJ);
- Conferência dos Ministros de Justiça dos Países Ibero-Americanos (COMJIB) e
- Secretaria-Geral Ibero-Americana (SEGIB).