Atividades Recentes da Coordenação-Geral de Demarcação de Limites
PCDL
Peru
Em seguimento aos trabalhos acordados durante a XV Conferência da Comissão Mista de Inspeção de Marcos de Fronteira Brasil/Peru, realizada em 31 de janeiro de 2020:
Em 22 de junho de 2022, houve uma reunião de coordenação entre as comissões de fronteira dos dois países em Iñapari, Peru.
De 23 de junho a 3 de julho de 2022, foram efetuados trabalhos de campo na fronteira e levantamento de imagens aéreas com drones na região da confluência dos rios Acre e Yaverija.
De 8 a 9 de agosto de 2023, ocorreu a XVI Conferência da Comissão Mista de Inspeção dos Marcos da Fronteira Brasil-Peru em Lima.
Colômbia
Em seguimento aos trabalhos acordados durante a XXIX Conferência da Comissão Mista de Inspeção de Marcos da Fronteira Brasileiro-Colombiana, realizada em 7 de julho de 2021:
De 22 a 31 de março de 2023, foram efetuados trabalhos de campo na fronteira, incluindo localização, inspeção e manutenção de marcos. Paralelamente, foram feitas imagens aéreas com drones para mapear a faixa de fronteira entre a boca do igarapé Santo Antônio e a margem direita do rio Tacana.
De 10 a 30 de outubro de 2023, houve uma campanha para reconstruir o marco 1936-1 e recuperar a área ao redor. Em seguimento aos trabalhos acordados durante a XXX Conferência da Comissão Mista de Inspeção dos Marcos da Fronteira Brasileiro-Colombiana, realizada em 27 de junho de 2024:
De 18 de novembro a 06 dezembro de 2024, foram efetuados trabalhos de campo na fronteira, incluindo localização, inspeção, manutenção e reconstrução de marcos, bem como foto controle e medição por GNSS.
Guiana
Em seguimento aos trabalhos acordados durante a X Conferência da Comissão Mista Brasileiro-Guianense de Limites, realizada em julho de 2017, em Belém:
De 13 a 19 de junho de 2023, houve uma campanha de inspeção de marcos fronteiriços na região dos rios Tacutú e Maú (Ireng). Em maio de 2023, a PCDL participou do evento Drone Show em São Paulo.
SCDL
Paraguai
Em seguimento aos trabalhos acordados durante a LXVII Conferência da Comissão Mista de Limites e de Caracterização da Fronteira Brasil-Paraguai, realizada em Pedro Juan Caballero, de 15 a 17 de março de 2023:
Em março e abril de 2023, houve uma campanha no Setor II da fronteira seca bilateral.
De 23 de agosto a 3 de setembro de 2023, foram efetuados trabalhos de campo na região do salto do Guaíra, conforme proposto pela Delegação Paraguaia.
Em seguimento aos trabalhos acordados durante a LXVIII Conferência da Comissão Mista de Limites e de Caracterização da Fronteira Brasil-Paraguai, realizada em Ponta Porã, de 10 a 12 de abril de 2024.
De 15 de abril a 3 de maio de 2024, houve uma campanha nos setores I e II da fronteira seca bilateral, com inspeção, manutenção, reconstrução de marcos e medição por GNSS.
De 03 a 05 de dezembro de 2024, ocorreu a LXIX Conferência da Comissão Mista de Limites e de Caracterização da Fronteira Brasil-Paraguai em Assunção.
Uruguai
Em seguimento aos trabalhos acordados durante a LXVI Conferência da Comissão Mista de Limites e de Caracterização da Fronteira Brasil-Uruguai no Rio de Janeiro, de 24 a 28 de abril de 2023:
De 25 de setembro a 16 de outubro de 2023, houve uma Campanha Técnica no Terreno na região sudeste de Rivera/Santana do Livramento, com inspeção, manutenção, reconstrução de marcos e medição por GNSS.
De 11 a 15 de dezembro de 2023, ocorreu a LXVII Conferência da Comissão Mista de Limites e de Caracterização da Fronteira Brasil-Uruguai em Montevidéu.
Bolívia
Em setembro de 2023, houve uma videoconferência com a Comissão Boliviana, mas os eventos programados não foram confirmados a tempo.
Argentina
Na Comissão Mista Brasil-Argentina, dois eventos foram programados em 2023, mas não confirmados pela Argentina.
Outras Atividades
Em 29 de março de 2023, houve uma reunião na Secretaria de Estado sobre o Projeto Amazônia Conectada, com participação de várias divisões do Itamaraty, do Exército Brasileiro, da EAF e do Ministério das Comunicações.
Em 14 de junho de 2023, houve uma reunião de coordenação com o Ministério da Defesa para implementar a Portaria Interministerial MD-MRE nº 3.217, que estabelece cooperação técnica para demarcação e manutenção de marcos de fronteira.
Em 18 de setembro de 2023, houve uma reunião virtual entre a Ouvidoria do Serviço Exterior, a Coordenação-Geral de Demarcação de Limites e as Comissões Brasileiras Demarcadoras de Limites para discutir prazos de disponibilização de informações sobre demarcação de fronteiras.
Em junho de 2024, a PCDL recebeu uma visita da SCDL para uniformizar procedimentos administrativos das comissões.