Prêmio Al Fozan para Promoção de Jovens Cientistas em Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática
Estabelecido pelo Conselho Executivo da UNESCO, O Prêmio Al Fozan é concedido, a cada dois anos, a cinco pessoas com até 40 anos de idade, de cada uma das cinco regiões geográficas da UNESCO (África; Estados Árabes; Ásia e Pacífico; Europa e América do Norte; e América Latina e Caribe). Os candidatos devem ter obtido reconhecimento por suas conquistas em pesquisa no âmbito de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática, incluindo tecnologias emergentes ou; por educação, disseminação de resultados de pesquisas, assim como criatividade e inovação nessas áreas de conhecimento ou, ainda; por cooperação internacional ou regional nos temas contemplados pelo Prêmio.
Cada um dos ganhadores recebe 50 mil dólares, com vistas a apoiar suas carreiras e compartilhar suas ideias de forma mais abrangente. Ademais, a UNESCO encoraja candidaturas de jovens mulheres cientistas.
As candidaturas ao Prêmio Al Fozan estão abertas!
O processo de nomeação será feito mediante preenchimento de formulário em plataforma eletrônica específica. As candidaturas poderão ser submetidas até o dia 15 de abril de 2025, pelos estados-membros, em consulta com suas respectivas Comissões Nacionais para a UNESCO, ou por ONGs com parceria oficial com a Organização, além de outras instituições, como Cátedras UNESCO, Centros de Categoria 2 e Universidades.
Informações adicionais sobre cronograma e candidaturas em UNESCO-Al Fozan International Prize for the Promotion of Young Scientists | UNESCO