Programa de Cátedras e Rede UNITWIN da UNESCO
O Programa de Cátedras UNESCO e Rede UNITWIN (University Twinning and Networking Scheme) – UNITWIN/UNESCO Chairs Programme – é uma iniciativa da UNESCO, criada em 1992, para desenvolver uma rede de cooperação acadêmica entre diferentes universidades e organizações governamentais e não-governamentais associadas à educação superior, a fim de possibilitar maior troca de conhecimentos e colaboração.
No âmbito desse Programa, realizam-se intercâmbios de docentes e discentes, reuniões conjuntas de trabalho, conferências abertas e publicações. Os recursos para essas atividades são de responsabilidade de cada instituição participante.
Uma vez admitida como Cátedra UNESCO ou Rede UNITWIN, a instituição beneficia-se da chancela da Organização, o que pode contribuir para ampliar a projeção da capacidade de arrecadação de recursos.
O processo seletivo de 2024 resultou na inclusão de 3 novas Cátedras brasileiras na Rede, que já possuía 34 Cátedras ou Redes UNITWIN coordenadas por instituições brasileiras. A crescente participação do Brasil nesse programa da UNESCO reflete o seu potencial para contribuir para a educação e o desenvolvimento da pesquisa e do ensino nas áreas de mandato da Organização.
A lista completa de Cátedras e Redes UNITWIN encontra-se em UNESCO Chairs and UNITWIN Networks - List
Informações adicionais sobre o programa estão disponíveis na página da UNESCO