Notícias
Eleição da brasileira Luciana Gonçalves de Carvalho ao Órgão de Avaliação da Convenção para a Salvaguarda do Patrimônio Imaterial da UNESCO
A professora brasileira Luciana Gonçalves de Carvalho foi eleita, no dia 6 de dezembro, para o Órgão de Avaliação da Convenção para a Salvaguarda do Patrimônio Imaterial da UNESCO, para mandato de quatro anos. A eleição ocorreu durante 19a Sessão do referido Comitê para a Salvaguarda do Patrimônio Imaterial, em Assunção, no Paraguai.
Doutora em Antropologia e professora da Universidade Federal do Oeste do Pará – UFOPA, Luciana Gonçalves de Carvalho possui experiência acadêmica e profissional no desenvolvimento de políticas públicas de proteção do patrimônio imaterial em âmbito nacional e multilateral. A brasileira já integrou, por exemplo, grupo de especialistas organizado pela UNESCO para debater a relação entre o patrimônio imaterial e a ação climática, assim como grupo de reflexão sobre a Lista de Boas Práticas da Convenção para a Salvaguarda do Patrimônio Imaterial.
Com essa vasta experiência, a participação da professora Luciana no Órgão de Avaliação fortalecerá os interesses brasileiros no incentivo de interações entre patrimônio cultural imaterial, desenvolvimento sustentável e direitos humanos, de modo a promover uma perspectiva equilibrada e representativa da Convenção.