Outros assuntos
Como posso acessar os dados referentes ao corpo diplomático residente no Brasil?
Sou um jornalista e gostaria de obter informações do Itamaraty para uma reportagem. Como faço?
Sou um artista e gostaria de levar meu trabalho ao público do exterior. Como devo fazer?
Sou um estudante estrangeiro e gostaria de obter uma bolsa para estudar no Brasil. Como faço?
Sou estrangeiro e quero morar legalmente no Brasil. O que devo fazer?
Sou afrodescendente e quero ser diplomata. Tenho algum apoio?
Como posso acessar os dados referentes ao corpo diplomático residente no Brasil?
Visite a página do Cerimonial do MRE
Trabalho numa representação diplomática estrangeira no Brasil. Como posso acessar documentos oficiais, manuais ou formulários relacionados a visitas de dignatários estrangeiros ao Brasil?
Visite a página do Cerimonial do MRE
Sou um pesquisador na área das relações exteriores do Brasil e gostaria de ter acesso à documentação histórica do Itamaraty. Como faço?
A memória documental do Itamaraty encontra-se sob os cuidados do Arquivo Histórico do Itamaraty (AHI), localizado no Rio de Janeiro, e do Arquivo Central do Itamaraty, situado em Brasília. A documentação produzida entre 1808 e 1959, já desclassificada, está armazenada no Arquivo Histórico do Itamaraty (AHI), no Rio de Janeiro. O acesso a esse acervo bibliográfico, iconográfico, documental e cartográfico pode ser agendado mediante envio de mensagem ao correio eletrônico arquivo.ererio@itamaraty.gov.br. Toda a documentação a partir de 1960 encontra-se no Arquivo Central do Itamaraty em Brasília. Atualmente, os agendamentos para pesquisas em Brasília estão temporariamente suspensos. A retomada dos agendamentos ocorrerá em data futura, assim que forem concluídos os trabalhos para o tratamento, na forma da lei, de toda a informação disponível naquele acervo.
Sou um jornalista e gostaria de obter informações do Itamaraty para uma reportagem. Como faço?
O Itamaraty possui uma Assessoria de Imprensa, que pode ser contatada através dos números (61) 2030-8006, (61) 2030-8007, (61) 2030-6160 e do email imprensa@itamaraty.gov.br.
Como faço para solicitar autorização para reproduzir texto, parte de texto, imagens ou vídeos do portal gov.br/mre?
O conteúdo disponível no nosso portal pode ser reproduzido gratuitamente, desde que seja feita a devida referência à fonte da informação (acompanhada do link da página da publicação e data de acesso ao conteúdo) e sejam dados os créditos ao Itamaraty. O mesmo é válido para o conteúdo publicado em nossas redes sociais.
Sou um artista e gostaria de levar meu trabalho ao público do exterior. Como devo fazer?
As Embaixadas e Consulados do Brasil propõem anualmente ao Ministério das Relações Exteriores em Brasília um plano de divulgação da arte e da cultura brasileiras. Sugere-se entrar em contato com o setor cultural do posto onde pretende apresentar seu trabalho artístico-cultural.
Sou um empresário brasileiro e gostaria de exportar meus produtos ou serviços. O Itamaraty pode me ajudar com isso?
O Departamento de Promoção Comercial divulga no portal Brasil Global Net material orientando empresários brasileiros que buscam inserir-se no mercado internacional. Há duas publicações disponíveis para download: o manual "Exportação passo a passo" é um guia sobre as diversas etapas e procedimentos do processo exportador brasileiro, incluindo informações sobre comércio internacional, legislação, câmbio, tributos, financiamento, embalagem e transporte internacional; outra publicação é a série "Como exportar", que reúne informações básicas sobre países específicos ou mercados integrados.
Sou um acadêmico brasileiro e gostaria de obter uma bolsa para estudar no exterior. O que devo fazer?
O Itamaraty não concede bolsas de estudo para brasileiros que desejem estudar no exterior. Para tanto, sugerimos contato com órgãos especializados, como CAPES ou CNPQ, inclusive no que diz respeito ao Programa Ciência sem Fronteiras. Observe-se, porém, que alguns governos estrangeiros concedem regularmente bolsas de estudo para as quais podem se candidatar alunos brasileiros. Maiores informações podem ser obtidas na página da Divisão de Temas Educacionais do Itamaraty.
Sou um estudante estrangeiro e gostaria de obter uma bolsa para estudar no Brasil. Como faço?
O Itamaraty apoia programas de bolsas de graduação e pós-graduação para estrangeiros, coordenados pelo Ministério da Educação e pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. Para saber se seu país está contemplado nos programas de bolsas, entre em contato com a Embaixada do Brasil em seu país. Os contatos estão disponíveis neste site, na seção "Representações".
Como faço para visitar uma Embaixada brasileira no exterior? Em locais turísticos, como cidadão brasileiro, posso usar as dependências da Embaixada (telefones e banheiros, por exemplo)?
É necessário contatar cada Embaixada ou Consulado, por exemplo através de suas páginas na internet, para verificar a possibilidade de realização de visita.
Uma vez que as Embaixadas e Consulados são repartições públicas, a utilização de suas dependências por visitantes não é permitida.
Sou estrangeiro e quero morar legalmente no Brasil. O que devo fazer?
A situação jurídica do estrangeiro no Brasil é regida pela Lei 13.445/2017, conhecida como Lei de Imigração.
A estada legal no Brasil depende de diversas circunstâncias. Para maiores informações, recomendamos buscar informações na Repartição Consular brasileira mais próxima.
Gostaria de obter mais informações sobre as relações econômicas e políticas do Brasil com os demais países, assim como sobre a atuação brasileira em organizações multilaterais (como ONU, Mercosul, OMC). Como faço?
O site do Itamaraty possui seções específicas sobre os relacionamentos bilaterais e a participação do Brasil em órgãos multilaterais.
Sou afrodescendente e quero ser diplomata. Tenho algum apoio?
Sim. O Instituto Rio Branco, em parceria com o CNPq e com a participação da Secretaria Especial dos Direitos Humanos, da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial e da Fundação Cultural Palmares, mantém, desde 2002, o Programa de Ação Afirmativa – Prêmio de Vocação para a Diplomacia, com o objetivo de proporcionar maior igualdade de oportunidades de acesso à carreira diplomática para afrodescendentes. O programa consiste na concessão, por meio de processo seletivo, de bolsas-prêmio para custear os estudos dos aspirantes à diplomacia. Mais informações podem ser obtidas no edital do Programa. Além disso, desde a edição de 2011, o CACD prevê a reserva de 10% das vagas da Primeira Fase a candidatos que se declarem afrodescendentes.
Gostaria de realizar filmagem ou sessão fotográfica profissional no Palácio Itamaraty, sem fins jornalísticos, como faço?
É necessário pedir autorização ao Departamento de Administração e Logística. Deve-se preencher o formulário de solicitação e o termo de autorização para uso de imagem. Ambos documentos devem ser enviados para o endereço da@itamaraty.gov.br
Filmagens jornalísticas por emissoras de tv, no saguão térreo do Palácio, podem ser solicitadas diretamente ao Departamento de Comunicação Social pelo endereço imprensa@itamaraty.gov.br
Filmagens e ensaios fotográficos para eventos particulares, como casamentos, festa de 15 anos, etc., não são permitidos.