Chamada MCTI/MPA/CNPq n° 22/2015
MPA disponibiliza os resultados dos projetos de pesquisa da Chamada MCTI/MPA/CNPq nº 22/2015
A Chamada MCTI/MPA/CNPq nº 22/2015, intitulada “Ordenamento da Pesca Marinha Brasileira, teve como objetivo selecionar propostas de projetos que buscassem contribuir significativamente para o desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação da pesca marinha no Brasil, a fim de subsidiar o ordenamento pesqueiro.
A chamada foi composta por 6 linhas temáticas, destinadas a Atuns e afins, Camarões da Costa Norte/Nordeste (N/NE), Recursos Pesqueiros Demersais e Pelágicos da Costa Norte/Nordeste (N/NE), Recursos Pesqueiros Demersais da Costa Sul/Sudeste (S/SE), Recursos Pesqueiros Pelágicos da Costa Sul/Sudeste (S/SE), e Lagosta, sendo que para a última temática não houve proposta aprovada.
Devido a sua dimensão e capilaridade, essa chamada foi considerada a maior, desde o Programa de Avaliação do Potencial Sustentável de Recursos Vivos na Zona Econômica Exclusiva (Revizee) realizado no início dos anos 2000. A Chamada MCTI/MPA/CNPq nº 22/2015, contou com um investimento do governo federal de mais de R$ 8 milhões, formou uma rede de integração entre diversas universidades do país, envolvendo assim um grande número de pesquisadores.
O Ministério da Pesca e Aquicultura - MPA, como devolutiva à sociedade e visando o fácil acesso de todos à informação, disponibiliza os relatórios gerados por essa importante chamada.
PROTUNA - Projeto de Apoio Técnico Científico ao Desenvolvimento da Pesca de Atuns e Afins no Brasil
Análises Estratégicas para o Manejo Pesqueiro com Base Ecossistêmica no Grande Ecossistema Marinho do Sul do Brasil