Programa Saberes das Águas
Saberes das Águas é uma ação que tem como objetivo promover iniciativas de pesquisa-ação e extensão universitária voltadas às comunidades tradicionais pesqueiras, com foco na construção do conhecimento para promoção do desenvolvimento territorial sustentável, considerando aspectos étnico-raciais, de gênero e de geração, além de subsidiar o processo de construção de conhecimento para reformulação do Programa Nacional de Extensão Pesqueira Artesanal no país.
Diante da necessidade de promover o desenvolvimento sustentável das comunidades pesqueiras artesanais no Brasil, visto que essas comunidades são responsáveis por mais de 60% do pescado consumido no país, além de desempenhar um papel vital na segurança alimentar e na geração de renda para milhares de famílias. Sabe-se, no entanto, que elas enfrentam desafios significativos, como a degradação ambiental, a exclusão social e a falta de políticas públicas que atendam às suas necessidades específicas. A ação “Saberes das Águas” busca capacitar pescadores e pescadoras artesanais, integrando saberes tradicionais com práticas sustentáveis contemporâneas. Com uma abordagem participativa e dialógica, a iniciativa visa fornecer
subsídios para a formulação de políticas públicas que respeitem e fortaleçam os modos de vida dessas comunidades, promovendo justiça social, cultural e ambiental. Este esforço é fundamental para assegurar a sustentabilidade dos recursos pesqueiros e a melhoria da qualidade de vida das comunidades pesqueiras em todo o território nacional.
No dia 28 de julho, de 2024, dentro da programação da Semana do Pescador e Pescadora Artesanal foi realizada a Oficina da Ação Saberes das Águas, que contou com a participação de pesquisadores de diversas instituições e do Secretário Cristiano Ramalho (SNPA).