Notícias
SEMANA DO PESCADO
Vem aí mais uma Semana do Pescado
Considerada pelo varejo como segunda quaresma, a Semana do Pescado busca aumentar o consumo de peixes, crustáceos, moluscos e demais frutos do mar, fortalecendo a pesca e a aquicultura, com envolvimento de diferentes setores da cadeia produtiva.
"Em 2023, com a recriação do MPA, promovemos, com sucesso, ações integradas com diversas instituições públicas e privadas focadas na conscientização do consumo saudável do pescado. Importante destacar o incentivo e fortalecimento dessa cadeia no desenvolvimento socioeconômico; compromisso do Ministério com segurança alimentar e nutricional", afirma o ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula.
O aumento do consumo tem grande impacto na produção, emprego e renda desse segmento. Além disso, o consumo de pescado oferece benefícios nutricionais (ômega-3, vitaminas e minerais) com proteína de alta qualidade e baixo teor de gordura.
Na prática – Durante quinze dias, setores produtivos promoverão ofertas de peixes e frutos do mar para impulsionar a indústria, supermercados, peixarias, restaurantes, feiras livres, pontos de venda (atacado e varejo), até chegar ao consumidor final. “A expectativa para este ano é de um aumento de mínimo de 30% no comércio em relação ao período normal", comenta o presidente do International Fish Congress & Fish Expo Brasil, Altemir Gregolin.