Notícias
Povo no Governo
Pescadores e pescadoras artesanais convidados para o PPA Participativo
André de Paula (D) e Edivando Soares de Araújo falam para mais de 100 entidades representativas dos pescadores e os chamam a participar do PPA Participativo. - Foto: Paki Rodrigues/MPA
Mais de cem associações, federações e colônias de pescadores e pescadoras brasileiras participaram no início da tarde de hoje (11) de uma grande mobilização para que mandem propostas e votem no PPA Participativo, grande ação do Governo Federal para envolver a sociedade na elaboração do orçamento da União para os próximos anos.
O setor da pesca artesanal foi mobilizado com auxílio da Confederação Nacional dos Pescadores e Aquicultores (CNPA). O presidente da entidade, Edivando Soares de Araújo, fez o convite para uma grande reunião on-line e falou com os pescadores diretamente de dentro do gabinete e ao lado do ministro André de Paula.
“Me sinto privilegiado em participar da reunião de vocês e renovar meu compromisso e do ministério a ouvi-los e fazer um trabalho conjunto”, disse o ministro, dirigindo-se à plateia remota. “A maioria de vocês contribuiu para que esse governo voltasse, e ele é feito de forma democrática. Esse é um compromisso do presidente Lula e estamos aqui todos os dias avançando nisso. Tivemos uma grande conquista com o setor da pesca voltando a ter um ministério, e em especial a criação da Secretaria Nacional da Pesca Artesanal, que cuida dos direitos dos pescadores e pescadoras”, pontuou André de Paula.
Edivando Soares de Araújo reforçou o recado. “Hoje estou como presidente do CNPA, mas nunca vou deixar de ser pescador. A pesca sempre pediu para ser ouvida como agora, finalmente estamos em um governo que abriu as portas e os caminhos para isso, e precisamos valorizar.”
CLIQUE AQUI PARA VER COMO PARTICIPAR
Em seguida, os pescadores e pescadoras receberam explicações da chefe da assessoria de Inclusão e Participação Social, Adriana Toledo, sobre como se dá o processo do PPA Participativo. Além das reuniões plenárias locais, em que o Governo Federal está indo estado por estado ouvir a população, foi criada uma plataforma digital em que todos podem participar.
Na reunião, os pescadores e pescadoras foram instados a mandarem suas propostas e a votarem no tema Pesca e Aquicultura Sustentáveis – o que pode ser feito pelo próprio celular. Ela está disponível no endereço https://brasilparticipativo.presidencia.gov.br/processes/programas/f/1/proposals/21.
Os temas mais votados pela população receberão melhor tratamento na elaboração do Orçamento da União. A participação está aberta até a próxima quinta-feira.
SAIBA MAIS