Notícias
INDÚSTRIA
MPA recebe Laboratório da Universidade Federal de Santa Maria para testagem da Plataforma Nacional da Indústria do Pescado
O Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) recebeu, nos últimos dias, o Laboratório de Computação Ubíqua, Móvel e Aplicada (LUMAC), da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), para a fase de testagem da Plataforma Nacional da Indústria do Pescado. Além da parceria com a universidade, o MPA também conta com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) neste projeto.
A plataforma digital será responsável por todo o processo de certificação higiênico-sanitária de embarcações e pelo processo de acreditação de origem legal do pescado para exportação (CAOL). O LUMAC é o responsável pela criação da plataforma, enquanto que a parceria com o MCTI - que resultou na proposta da empresa Lupa Data - irá aplicar inteligência artificial na plataforma, o que poderá acelerar o tempo de análise e emissão dos certificados.
Essas certificações são emitidas pelo Departamento da Indústria do Pescado do MPA, que analisa diversas bases de dados, cadastros e informações para a emissão de mais de 700 certificados no ano, garantindo a segurança do alimento e a exportação do pescado brasileiro.
Assim, após a criação da plataforma, de sua estrutura base e do processo de fluxos, a testagem checou a realização dos cadastros na plataforma e todo o fluxo dos processos até a análise por parte dos servidores do MPA, do coordenador da área e do diretor do Departamento da Indústria do Pescado, Helinton Rocha.
O professor da UFSM e coordenador do LUMAC, Alencar Machado, contou que os testes foram realizados com a maior carga de intensidade na plataforma: “durante essa semana, pudemos testar diversas vezes todo o processo das certificações, do início ao fim, um teste completo de validação, e estamos muito satisfeitos com os resultados, prontos para seguir à segunda fase”.
Alencar também contou que a próxima fase contará com o auxílio do setor produtivo, que poderá realizar os testes junto com o MPA e o laboratório, a fim de ouvir seus relatos de experiência como usuários e contribuírem com o desenvolvimento desse projeto. A Plataforma Nacional da Indústria do Pescado deve ser implantada até dezembro deste ano.