Notícias
INTERNACIONAL
MPA participa de missão técnica em Moçambique
O Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA), a convite do Ministério do Mar, Águas Interiores e Pesca de Moçambique (MMAIP), participou entre os dias 15 e 30 de junho, de missão técnica para diagnóstico e prospecção de possíveis linhas de cooperação bilateral em pesca e aquicultura. O MPA participou de reuniões com autoridades do governo moçambicano e representações de pescadores e aquicultores, tanto na capital Maputo quanto no interior do país.
Sob liderança da Agência Brasileira de Cooperação (ABC), do Ministério das Relações Exteriores do Brasil, e coordenação técnica do MPA, a missão também contou com a participação de especialistas da Embrapa Pesca e Aquicultura, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná e do Instituto Federal de Santa Catarina, além do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.
“Esses encontros técnicos fortalecem os laços do Brasil com países parceiros e ampliam nossas próprias capacidades e conhecimentos, além de gerar oportunidades de comércio internacional”, destacou Diógenes Lemainski, chefe substituto da Assessoria Especial Internacional do MPA.
Luciene Mignani, coordenadora-geral de Desenvolvimento da Aquicultura do MPA, acrescentou: “o compartilhamento de técnicas e experiências em aquicultura com Moçambique é uma oportunidade única de promover o desenvolvimento sustentável e combater a fome de forma eficaz”.
Semente
A proposta dessa cooperação bilateral deverá proporcionar oportunidades futuras de compartilhamento de conhecimentos e experiências em governança, ensino, pesquisa e extensão, bem como apoiar tecnicamente na implementação de módulos produtivos que possam impulsionar a cadeia de produção de pescado em Moçambique. Com um litoral extenso e recursos aquáticos e pesqueiros abundantes, o país também possui um enorme potencial para a expansão da aquicultura, setor vital para a segurança alimentar e a geração de renda.
Enquanto do lado de lá, Moçambique se prepara para enfrentar os desafios da segurança alimentar e da produção sustentável, do lado de cá, o Brasil reafirma seu compromisso com o desenvolvimento da aquicultura e pesca com países parceiros.