Notícias
Prioridade
MPA e Apex iniciam plano para alavancar exportação do pescado brasileiro
Ministro André de Paula com o presidente da APEX Brasil, Jorge Viana, e dirigentes dos dois órgãos: plano para abrir mercados para o pescado brasileiro. - Foto: Adriana Lima/MPA
Ampliar a participação do mercado pesqueiro brasileiro para o mundo. Essa é a meta da parceria que começou a ser construída hoje (2/5), entre o Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportação e Investimento (APEX Brasil). No encontro realizado no MPA, em Brasília, o presidente da agência, Jorge Viana, ressaltou que a falta de politica públicas tem limitado o potencial brasileiro e o desenvolvimento do setor. “A Apex dispõe de um conjunto de estratégias necessárias para esse crescimento, buscamos um plano de ação e em conjunto com o ministério isso será possível”, destacou Viana.
O ministro André de Paula afirmou que essa é uma pauta muito importante para a pasta, sobretudo porque uma das prioridades da gestão é a reabertura do mercado europeu, que o Brasil deixou de explorar em 2018. “Outros países utilizam a plataforma sanitária da União Europeia e a retomada deste mercado pode abrir novas portas para os produtores brasileiros”.
Presente no encontro, o secretário-executivo de MPA, Carlos Mello, reforçou a fala do ministro destacando que além da excelente qualidade sanitária, prevista na legislação brasileira, os produtores nacionais se valem de diversas ferramentas e experiências de sustentabilidade. “Levar o nosso produto para o mundo beneficiará toda a cadeia produtiva do pescado. Isso engloba também o pescador artesanal e todo o trabalho social que é realizado com eles”, afirmou Mello, que liderou a comitiva do MPA no Seafood Expo Global, em Barcelona (ESP), ocorrido no final de abril, um dos maiores eventos da indústria do pescado no mundo.
“Temos a certeza da necessidade do mercado global na diversificação dos pescados que vão a mesa do consumidor final. O Brasil tem potencial para isso, gracas a nossa variedade de peixes nativos”, exaltou o diretor do Departamento da Indústria do Pescado, Helinton Rocha.
Mercado promissor
Dados da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) apontam que o Brasil deve aumentar as exportações de peixes em 2023, principalmente de tilápia inteira e filés congelados. O otimismo do setor vem com base no que ocorreu em 2022. As exportações da piscicultura brasileira aumentaram 15% em faturamento, chegando a U$S 23,8 milhões.