Notícias
Formação de pescadores
Ensinamentos da escola de pesca em SC salvou náufragos do Safadi Seif
Ministro da Pesca visita barco-escola de pesca em Itajaí (SC). - Foto: Paky Rodrigues/MPA
Em junho, um acidente trágico levou ao naufrágio do barco pesqueiro Safadi Seif, na costa catarinense. Dos oito tripulantes, dois não foram resgatados pela Marinha do Brasil. Entre os sobreviventes, um deles era egresso do curso de Pescador Profissional, ofertado pelo Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) em parceria com a Marinha. Esse ex-aluno conta que conseguiu sobreviver e auxiliar outros quatro pescadores que ficaram com ele no bote salva-vidas por conta dos ensinamentos que aprendeu no instituto.
Na tarde desta quinta-feira (29), o ministro de Pesca e Aquicultura, André de Paula, e a equipe técnica da pasta visitaram o barco-escola Aprendendo com o Mar, onde são ofertados aos pescadores e pescadoras cursos profissionalizantes como o que salvou a vida dos cinco náufragos do Safadi Seif.
O Aprendendo com o Mar foi adquirido com recursos do Ministério da Pesca e Aquicultura, e tem se constituído como uma importante ferramenta de ensino e pesquisa desde 2016. Mas, atualmente, o IFSC tem tido dificuldade em pagar as despesas de manutenção do barco.
Mesmo ciente das necessidades, o ministro ressaltou que a pasta ainda está trabalhando com um orçamento curto. “É claro que ampliar o alcance desse trabalho é prioridade e importante para o governo do presidente Lula. O Brasil voltou e a educação e as capacitações precisam vir mais fortes”, garantiu.
Capacitações
Desde 2014, o IFSC já formou 775 pescadores nos cursos de Pescador Profissional e de Pescador Especializado, mas a demanda é muito maior, já que muitos dos pescadores que vão para alto-mar não tem essa qualificação. “Hoje, a oferta de cursos não tem sido ampliada por falta de sala de aulas”, explicou o professor Benjamim Teixeira, coordenador do Centro de Referência em Navegação e Pesca Marítima do IFSC.
Teixeira entregou ao ministro um projeto que busca junto ao MPA recurso da ordem de um R$ 1,2 milhão para a construção emergencial de cinco salas de aula, um refeitório e dois banheiros para os alunos dos cursos de capacitação de pescadores. “Dentro deste valor, pedimos 126 mil reais para auxílio permanência (auxílio para o pescador estudar), que é suficiente para custearemos 150 pescadores estudando por um ano”, pleiteou.
O ministro determinou à secretaria-executiva da pasta que estude uma forma de aportar os recursos.
Parada técnica
Durante a visita ao barco escola, realizada em navegação subindo o Rio Itajaí Açu, a equipe do ministério fez duas paradas para visitas técnicas às indústrias Camil e Gomes da Costa. Ambas especializadas em pescados enlatados.
A agenda do ministro em Santa Catarina encerrou na cerimônia de inauguração da nova sede da Colônia Z-25 de pescadores artesanais em, Tijucas (SC).
SAIBA MAIS