Notícias
PARTICIPAÇÃO SOCIAL
CONAPE realiza sua última reunião ordinária de 2024
Nos dias 10 e 11 de dezembro, foi realizada a 42ª reunião ordinária do Conselho Nacional de Aquicultura e Pesca (CONAPE), encerrando o calendário de reuniões ordinárias programado para 2024. Entre os principais encaminhamentos do encontro, destacou-se o lançamento de três novos comitês: o Comitê de Conformidade do Pescado Nacional, o Comitê de Competitividade da Tilapicultura e o Comitê de Competitividade da Carcinicultura.
Esses comitês terão como missão acompanhar a gestão dos recursos em suas áreas de atuação, representar o CONAPE nos processos decisórios e garantir uma interação efetiva entre governo e sociedade civil, promovendo avanços no setor.
Durante o encontro, o ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula, destacou a relevância do Conselho e as conquistas do Ministério em 2024. "Nós estamos realizando hoje a sexta reunião do conselho. Por aqui perpassam as questões mais importantes para todos os setores que fazem parte do Ministério da Pesca e Aquicultura. Aqui discutimos os nossos gargalos, dificuldades e limitações, mas também seguimos avançando com o planejamento de ações", disse.
O ministro também ressaltou a importância da colaboração para superar desafios e fortalecer o setor. "Apesar das limitações, o ministério tem avançado graças a essas parcerias e à construção de condições que fazem as coisas acontecerem", completou.
Os três novos comitês lançados durante a reunião reforçam o compromisso do CONAPE em construir essas condições para o desenvolvimento sustentável da aquicultura e pesca no Brasil.
O secretário-executivo do Ministério da Pesca e Aquicultura, Edipo Araujo, também comentou sobre o impacto dos encaminhamentos discutidos. "Foram oficializados os três comitês permanentes que vão tratar da competitividade do setor de carcinicultura, de tilapicultura e também da Conformidade do Pescado Nacional. Foram deliberadas quais seriam as secretarias finalísticas responsáveis pelo secretariado das comissões e, além disso, indicadas as representações do CONAPE que trabalharão as demandas desses setores. Essa foi a última reunião ordinária do CONAPE do ano. Nos encontramos novamente em março do ano que vem, na 43ª reunião!", disse.
Adriana Toledo, Assessora de Participação Social, reforçou a importância do Conselho. "Encerramos a última reunião do CONAPE de 2024 com o compromisso de fortalecer ainda mais o setor. Foram dois dias intensos, repletos de debates enriquecedores e reflexões importantes para o futuro da pesca e aquicultura do nosso país. Ao lado dos nossos conselheiros, firmamos novos acordos e encaminhamentos que prometem tornar 2025 um ano ainda mais produtivo e transformador”, afirmou.