Notícias
Safra 2023
93 barcos autorizados a pescar tainha no Sul/Sudeste
Tainha a venda na prateleira do supermercado na forma mais apreciada no Sul do Brasil: com ovas incluídas. - Foto: Acervo MPA
Como prosseguimento do processo de ordenamento da pesca da tainha neste ano, o Ministério da Pesca e Aquicultura publicou hoje (24) a portaria MPA nº 37, com a lista dos 93 barcos que terão autorização especial para a pescaria no litoral sul/sudeste do país. A temporada começa em 15 de maio e vai até 31 de julho.
Todos os barcos autorizados a pescar utilizam a técnica do emalhe anilhado.
O emalhe anilhado é uma rede de pesca jogada no mar na forma de círculo. É usado tipicamente pelos pescadores artesanais. Os 93 barcos terão autorização para tirar até 460 toneladas de tainha dos mares de São Paulo até o Rio Grande do Sul.
Na mesma portaria, o MPA inabilita nove embarcações que tinham interesse em capturar tainha usando cerco/traineira, que é petrecho da pesca industrial. Neste ano, essa modalidade não será permitida, como medida promotora da sustentabilidade da espécie.
O processo de habilitação das embarcações não acaba com a publicação da lista de hoje. Embarcações que não obtiveram autorização para pescar tem um prazo de cinco dias para recorrer. Além disso, o ministério ainda divulgará mais nomes referentes às vagas remanescentes.
No início de março, o MPA e a pasta do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) publicaram portaria conjunta com o ordenamento da pesca da tainha em 2023, que trouxe o número de vagas para cada modalidade de pesca e quantidade de cotas disponíveis.
Saiba Mais
Safra da tainha para 2024 será decidida em conjunto com o setor pesqueiro
Safra da tainha será de 460 toneladas até 31 de julho
Clique aqui para ler a íntegra da portaria que definiu as cotas de pesca.
Clique aqui para ler a íntegra da portaria com a lista de embarcações credenciadas para a safra 2023.