Notícias
Safra 2023
87 embarcações habilitadas para a temporada de pesca da tainha
O Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) divulgou nesta quinta-feira (23) a lista de embarcações habilitadas para a pesca da tainha na temporada de 2023, nas regiões sul e sudeste. É a primeira fase do edital de seleção em curso que visa definir as embarcações autorizadas à pescaria em 2023.
A portaria n° 26/2023 habilita embarcações cujo responsável está com a documentação pessoal em dia, bem como a do próprio barco. Além disso, precisa estar regular com a entrega de Mapas de Bordo e com o Programa de Rastreamento de Embarcações de Pesca por Satélite (PREPS).
Foram habilitadas 87 embarcações, todas da modalidade de pesca artesanal — usarão emalhe anilhado com adaptações. Agora, elas passarão pela etapa de credenciamento antes de começarem o trabalho efetivo, em maio.
No início de março, os Ministérios da Pesca e Aquicultura e Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) publicaram portaria conjunta que determina em 460 toneladas a quantidade do peixe que poderá ser pescado de 15 de maio a 31 de julho. A decisão proíbe a pesca industrial da espécie neste período (safra 2023), mas manterá o direito da pesca artesanal na região.
Saiba Mais
Safra da tainha será de 460 toneladas até 31 de julho
Clique aqui para ler a íntegra da portaria.