Plano Nacional de Desenvolvimento da Aquicultura - PNDA 2022-2032
O Plano Nacional de Desenvolvimento da Aquicultura (PNDA) é o documento norteador para o desenvolvimento da aquicultura no país nos próximos 10 anos e é composto por 12 Programas.
Além dos Programas, o Plano está estruturado em sete eixos que servem para vincular as ações estratégicas dos Programas os quais apresentaram similaridades. São eles: Eixo 1 - Governança e Fortalecimento Institucional; Eixo 2 - PD&I e Extensão Rural; Eixo 3 - Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; Eixo 4 - Desenvolvimento da Competitividade do Mercado Interno e Externo; Eixo 5 - Estrutura, Organização e Fomento da Cadeia Produtiva; Eixo 6 - Sanidade, Biossegurança e Bem - estar Animal e Eixo 7 - Geração e Gestão de Dados.
"O PNDA 2022/2032 será a principal ferramenta da profissionalização da aquicultura sustentável no Brasil" Mauricio Nogueira da Cruz Pessoa - Diretor do Departamento de Desenvolvimento e Inovação - DDI
Construção Participativa do Plano
Lançamento do Plano
A cerimônia de lançamento do PNDA foi realizada no ano de 2022 em Brasília - DF, com a participação de diversos entes da cadeia produtiva da aquicultura em formato híbrido (online e presencial).
Continuidade do PNDA
A Secretaria Nacional de Aquicultura do Ministério da Pesca e Aquicultura - SNA/MPA, reconhece a importância do Plano Nacional como ferramenta fundamental para delinear as ações a serem trabalhadas para o desenvolvimento do setor aquícola nos próximos 4 anos e, principalmente, subsidiar na elaboração do Plano Plurianual 2024-2027.
2024