Notícias
Bento Albuquerque visita obras da nova rota de escoamento de gás natural do Pré-Sal
Bento Albuquerque visita obras da nova rota de escoamento de gás natural do Pré-Sal - Foto: Bruno Spada/MME
O Ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, acompanhado do Presidente da República, Jair Bolsonaro, visitou nesta segunda-feira (31/01) as obras do Projeto Integrado Rota 3, do Polo GasLub, em Itaboraí (RJ), que disponibilizará mais uma rota de escoamento para o gás natural do Pré-Sal. O projeto da Petrobras contempla a construção de uma Unidade de Processamento de Gás Natural (UPGN) com capacidade de processar até 21 milhões de metros cúbicos por dia.
O gasoduto terá 355 km de extensão, interligando as unidades de produção do Pré-Sal até a UPGN, sendo 307 km de trecho marítimo e 48 km de trecho terrestre, além do sistema de utilidades. A Petrobras iniciou hoje os testes operacionais com a entrada de gás nos sistemas que devem garantir o fornecimento dos sistemas necessários para operação da UPGN. A previsão é que a unidade comece a operar ainda em 2022.
Para Bento Albuquerque, o Polo GasLub Itaboraí, “trará maior a segurança energética para o Brasil, à medida em que aumentará a capacidade de escoamento de gás do Pré-Sal brasileiro, possibilitando futuras reduções da nossa dependência externa de gás natural liquefeito”.
Sistema Integrado de Escoamento e de Processamento
A Rota 3 e a UPGN do GasLub passam a compor o Sistema Integrado de Escoamento e de Processamento, junto às Rotas 1 e 2 e as UPGNs de Caraguatatuba (SP) e a de Cabiúnas (RJ), fornecendo mais flexibilidade operacional ao sistema.
O Polo GasLub será conectado à malha de gasodutos de transporte por meio de uma ampliação de 11 km do sistema existente da Nova Transportadora Sudeste (NTS), com capacidade para transportar até 18,2 milhões de m3 por dia. A conexão permitirá que o gás processado possa alcançar outras regiões do Brasil. A operação está prevista para começar até julho de 2023.
De acordo com o Plano Estratégico 2022-2026 da Petrobras, também está em avaliação a integração dos ativos da então refinaria do Comperj, agora denominada Polo GasLub Itaboraí, com a refinaria Duque de Caxias (Reduc), para produção de óleos lubrificantes básicos e combustíveis, com investimento previsto de US$ 1,5 bilhão.
Assessoria de Comunicação Social
ascom@mme.gov.br
antigo.mme.gov.br
www.twitter.com/Minas_Energia
www.facebook.com/minaseenergia
www.youtube.com
www.flickr.com/minaseenergia
www.instagram.com/minaseenergia
br.linkedin.com