Secretaria Nacional de Geologia, Mineração e Transformação Mineral – SNGM
A Secretaria Nacional de Geologia, Mineração e Transformação Mineral é responsável por implementar, orientar e coordenar as políticas para o setor mineral. As ações da Secretaria possuem o objetivo de garantir a exploração correta e adequada do bem mineral.
Responsável por 4% do PIB brasileiro, a mineração está presente no dia da dia das famílias brasileiras. Os fios de cobre são usados para a condução de energia elétrica; o lítio está presente nas baterias de smartphones, notebooks e drones; as ligas metálicas são usadas na produção de eletrodomésticos, carros e outros.
Para zelar por essa cadeia tão importante, a SNGM trabalha para a construção de processos minerários mais seguros e com foco no aspecto sustentável e social.
Além disso, a mineração é essencial para garantir a segurança alimentar no Brasil, pois somos um dos maiores produtores de alimentos do mundo, mas ainda contamos com a importação de insumos para a fertilização do solo. Com o fortalecimento do setor mineral, conseguiremos a autonomia na produção de nitrogênio, fósforo e potássio, componentes presentes nos fertilizantes.
A mineração também é protagonista da transição energética e na procura por matrizes limpas de produção de energia. Lítio, nióbio, cobre e terras raras, muito encontrados no território brasileiro, são alguns dos minerais que tornarão possível o uso dessas energias.
Leia o Decreto com as competências da Secretaria.
A Secretaria é formada por quatro departamentos, que juntos atuam para alavancar o setor: