Notícias
TENSÃO ELÉTRICA
Você sabe a diferença entre tensão 110V e 220V?
-Foto: Getty Images
Você já se perguntou por que alguns aparelhos eletrônicos funcionam em 110V e outros em 220V? O Ministério de Minas e Energia (MME) explica que a resposta para essa pergunta envolve um pouco de história, tecnologia e até mesmo geografia. No Brasil, a coexistência dessas duas tensões é um legado do processo de eletrificação do país, que ocorreu de forma gradual e com diferentes padrões em cada região.
A voltagem, em termos simples, é a força que impulsiona a corrente elétrica através dos fios. A escolha entre 110V e 220V influencia diretamente no uso dos eletrodomésticos e equipamentos eletrônicos. A 220V, por exemplo, é mais eficiente, pois permite a utilização de fios mais finos, reduzindo custos. Já a 110V apesar de exigir a instalação de fios mais grossos, pode ser considerada mais segura, pois a corrente elétrica em uma tomada de 110V é a metade do que em 220V, ocasionando choques de menor intensidade em redes de 110V.
A distribuição da energia elétrica no Brasil é feita por meio de uma rede complexa, que inclui usinas, subestações e transformadores. Esses equipamentos são responsáveis por reduzir a alta tensão gerada nas usinas para os níveis adequados para o consumo residencial e comercial. É importante ressaltar que a maioria dos equipamentos eletrônicos modernos é bivolt, ou seja, funciona tanto em 110V quanto em 220V. No entanto, alguns aparelhos mais antigos ou específicos podem ser exclusivos para uma das tensões.
Ao escolher os eletrodomésticos, é importante que os consumidores verifiquem sempre a tensão indicada no manual de instruções dos equipamentos eletroeletrônicos e na voltagem de suas regiões. O MME indica também que ao realizar reformas ou instalações elétricas, os consumidores consultem um profissional qualificado para garantir a segurança e o bom funcionamento da sua instalação. Ao entender a diferença entre 110V e 220V, o consumidor estará mais preparado para tomar as melhores decisões e aproveitar ao máximo a energia elétrica em sua casa.
Regiões Brasileiras
Embora tenha sido padronizada para 127V, ainda é popularmente chamada de 110V. Essa voltagem é mais comum em regiões mais antigas e em algumas cidades do Norte, Sul e Sudeste. Já a 220V é predominante nas regiões Nordeste e Centro-Oeste do Brasil.
Assessoria Especial de Comunicação Social - MME
Telefone: (61) 2032-5759/5620 | E-mail: imprensa@mme.gov.br
Instagram ● Bluesky ● Facebook ● YouTube ● Flickr ● LinkedIn