Notícias
MINERAIS ESTRATÉGICOS
Vanádio: o mineral estratégico utilizado da indústria espacial à fabricação de instrumentos cirúrgicos
Mais um mineral estratégico para o Brasil chegando na área. Agora, o Ministério de Minas e Energia (MME) apresenta o vanádio, metal ferroso pouco conhecido, mas que é matéria-prima para as indústrias aeroespacial e de ações especiais.
Segundo o Serviço Geológico Americano (USGS), a reserva brasileira é de 120 mil toneladas, deixando o Brasil como quinto país com mais vanádio no mundo. Cem por cento da reserva nacional se encontra no estado da Bahia, na região de Maracás. Em 2022, segundo dados da iniciativa privada, o país produziu 13.250 toneladas do elemento, totalizando mais de R$ 990 milhões em receita. Com isso, o Brasil se tornou o quarto maior produtor do mundo.
O mineral é usado, principalmente, na indústria de aços especiais, na liga de ferro-vanádio, utilizado na fabricação de estruturas de aviões de grande porte, na indústria aeroespacial, baterias estacionárias, na fabricação de gasodutos, oleodutos e em ferramentas de melhor qualidade, já que o material é muito resistente. O vanádio pode substituir o nióbio na produção de aços especiais com o objetivo de deixar o aço ainda mais forte e resistente.
Estudos sobre o uso do vanádio em baterias de lítio estão em desenvolvimento pelo mercado. Segundo projeções do Banco Mundial, a procura pelo elemento deve crescer mais de 170% até 2050. Por ter uma grande reserva, o Brasil se torna, cada vez mais, protagonista na transição energética.
Assessoria Especial de Comunicação Social