Geral
Teles Pires está pronta para começar a funcionar
A usina hidrelétrica de Teles Pires, entre Mato Grosso e o Pará está pronta para começar a funcionar. O anúncio feito hoje pelo Ministério de Minas e Energia depois de testes realizados nessa madrugada. A primeira turbina já vai ser acionada e outras quatro começam a funcionar até o final do ano.
Uma das cinco turbinas da usina hidrelétrica de Teles Pires vai começar a fornecer energia nos próximos dias, assim que receber autorização da Agência Nacional de Energia Elétrica, a ANEEL. Localizada entre as cidades de Paranaíta, em Mato Grosso, e Jacareacanga, no Pará, o acionamento da primeira turbina vai acrescentar 364 Megawatts na oferta de energia elétrica para todo o Brasil. A usina vai fornecer 1.820 megawatts já a partir de dezembro, quando todas as cinco turbinas estiverem funcionando. O secretário executivo do Ministério de Minas e Energia, Luiz Eduardo Barata, explica como a usina de Teles Pires vai contribuir para o potencial energético do país: “É importante mencionar que de janeiro, do início do ano, até agora, essa primeira semana de novembro, nós tivemos um aumento da nossa capacidade instalada de 4.436 Megawatts, e com esses 364 adicionais nós atingimos então 4.800, que corresponde a 75% do que está programado para o ano de 2015. Há bem da verdade, nós temos ainda mais quatro máquinas de Teles Pires esse ano, algumas usinas, algumas máquinas de Jirau de Santo Antônio, o que fará então com que a capacidade instalada atinja o que está programado, que são os 6.400 megawatts.”
O investimento para a construção da hidrelétrica de Teles Pires foi de três milhões e 900 milhões de reais. A área do reservatório tem 160 km2. Para reduzir os impactos o projeto conta com 44 programas ambientais e 19 programas indígenas.
Informações da Voz do Brasil*
Assessoria de Comunicação Social
Ministério de Minas e Energia
(61) 2032-5620/5588
ascom@mme.gov.br
antigo.mme.gov.br
www.twitter.com/Minas_Energia
www.facebook.com/minminaseenergia