Notícias
Energia Elétrica
Selo Procel leva mais economia e sustentabilidade aos brasileiros
Com certeza na sua casa deve ter um eletrodoméstico que veio com o selo em formato de uma lâmpada amarela. Você sabe o significado desse adesivo que vem junto da sua geladeira, ar condicionado, microondas? O selo do Programa Nacional de Conservação da Energia Elétrica (PROCEL), coordenado pelo Ministério de Minas e Energia (MME) e implementado pela Empresa Brasileira de Participações em Energia Nuclear e Binacional (ENBPAR), sinaliza ao consumidor que os produtos são eficientes e econômicos.
Esse programa já existe desde 1985 promovendo o uso produtivo da energia elétrica e combatendo o seu desperdício. Desde então, as ações do Procel contribuem para o aumento da eficiência dos bens e serviços, para o desenvolvimento de hábitos e conhecimentos sobre o consumo eficiente da energia.
Com equipamentos mais eficientes no gasto da energia elétrica, o consumidor garante mais qualidade e desempenho dos produtos, além de gastar menos na conta de energia. Isso é uma das ações do Ministério de Minas e Energia para levar mais sustentabilidade e economia para a casa dos brasileiros.
SELOS
O selo Procel é diferente de outras certificações, como a etiqueta do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) e o selo do Programa Nacional de Racionalização do Uso dos Derivados do Petróleo e do Gás Natural (Conpet), que tem a cor verde e vem em fogões, aquecedores de água a gás e carros.
As etiquetas diferenciam os produtos, classificando-os de acordo com a sua eficiência energética. Os Selos Procel e Conpet, que possuem caráter voluntário, reconhecem aqueles mais eficientes da categoria, em geral os classificados como "A" na etiquetagem do Inmetro.
O "sistema" etiqueta + Selos funciona de forma integrada, acelerando a corrida tecnológica pelos aparelhos e equipamentos mais eficientes.
Assessoria Especial de Comunicação Social