Notícias
DIÁLOGO
Segunda edição do Conexão MME Investidores recebe analistas financeiros
- Foto: Tauan Alencar/MME
O Ministério de Minas e Energia (MME) recebeu nesta segunda-feira (29), em Brasília, analistas financeiros que atuam nos setores de energia elétrica, petróleo e gás para a 2ª edição do Conexão MME Investidores. A iniciativa segue diretrizes de diálogo, estabelecidas pelo ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, e tem como objetivo central o alinhamento das expectativas do mercado com as atuais políticas públicas relacionadas a essas áreas.
Compuseram a mesa de debates o secretário Executivo, Arthur Cerqueira, o secretário Nacional de Transição Energética e Planejamento (SNTEP), Thiago Barral, e o secretário Nacional de Energia Elétrica (SNEE), Gentil Sá. Na oportunidade, os representantes da pasta sanaram dúvidas previamente enviadas pelos analistas e abriram espaço para um debate produtivo com a finalidade de atrair novos investimentos para o setor.
Entre os assuntos abordados estava o das renovações de contratos com distribuidoras de energia, os projetos de lei atuais para modernização do setor. De acordo com Gentil, a oportunidade foi crucial para esclarecer para o mercado em quais etapas atuais estão as iniciativas no setor. “Hoje a lei nos obriga a fazer alguma definição em relação às renovações e o ministro Alexandre Silveira vem falando sobre isso nos últimos dias. Haverá diretrizes, mas com critérios já conhecidos pelo setor, para que isso ocorra”, explica. Nos próximos meses o MME deverá convidar novamente o setor para uma nova rodada de debates sobre o tema.
Essa é a segunda edição do evento. A primeira etapa, realizada em julho de 2023, na capital paulista, contou com a presença do Ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, de empresários e investidores do setor. Na ocasião, Silveira explicou que a iniciativa é uma oportunidade de mostrar ao mercado o planejamento realizado pelo MME com a finalidade de explorar todo potencial do Brasil.
“Nós sabemos que os setores de energia elétrica, de mineração e de petróleo e gás no país depende muito de fatores como estabilidade jurídica, social, política, respeito a contratos e um grande modelo regulatório. Portanto, é um país que dá todas as condições para que o investidor possa aplicar os seus recursos de forma segura”, disse Silveira na ocasião.
Assessoria Especial de Comunicação Social - MME
Telefone: (61) 2032-5759/5620 E-mail: imprensa@mme.gov.br
Instagram ● Twitter ● Facebook ● YouTube ● Flickr ● LinkedIn