Geral
Secretários do MME cumprem agenda bilateral com Bolívia
Para dar sequência às tratativas iniciadas em julho do ano passado, com a assinatura de Termo Aditivo ao Memorando de Entendimento em Matéria Energética entre Brasil e Bolívia, o secretário de Planejamento e Desenvolvimento Energético de Minas e Energia, Altino Ventura, e o secretário de Petróleo, Gás Natural e Combustíveis Renováveis, Marco Antônio Almeida, participam de reuniões na Bolívia e cumprem agenda de compromissos bilaterais no país, nesta quarta e quinta-feira (28/01).
A programação começa com uma sessão plenária em que participam representantes do MME; do Ministério de Hidrocarbonetos e Energia da Bolívia; Agência Nacional de Petróleo (ANP); Eletrobras; Empresa Nacional de Eletricidade da Bolívia (ENDE); Petrobras; Empresa Petrolífera YPFB; Associação Brasileira das Empresas Distribuidoras de Gás Canalizado (Abegás); Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Gás Liquefeito de Petróleo (Sindigás); e diplomacia dos dois Países. Em seguida, as sessões serão realizadas separadamente para desenvolvimento de cada tema.
Os resultados alcançados no encontro serão apresentados para deliberações da II Reunião do Comitê Técnico Brasil-Bolívia, agendada para o próximo dia 24 de março, também em Santa Cruz.
Brasil e Bolívia
Em julho, durante visita do presidente boliviano Evo Morales ao Brasil, os ministros Eduardo Braga, do Brasil e Luis Alberto Sánchez, da Bolívia, assinaram termo para criação do Comitê Técnico Binacional. O Comitê permite examinar possibilidades conjuntas nas áreas de interconexão elétrica, infraestrutura energética e aproveitamento de recursos hídricos, e contará com um representante titular e um suplente brasileiro e boliviano. Também estarão representadas no Comitê a Eletrobras e da ENDE, sua contraparte boliviana; e representantes dos ministérios de Relações Exteriores dos dois países.
Entre as ações de cooperação previstas pelo termo estão a promoção de intercâmbio tecnológico e de experiências no setor elétrico sobre o desenvolvimento sustentável de projetos hidroelétricos, sobre o manejo integral e sustentável de bacias de grande porte e interconexões internacionais. Estudos para avaliar a continuidade no fornecimento de gás natural boliviano para o Brasil também são contemplados.
Assessoria de Comunicação Social
Ministério de Minas e Energia
(61) 2032-5620/5588