Geral
Secretário Vicente Lôbo é homenageado no Fórum Brasil Mineral 2017
“O ano de 2017, foi um ano de muito trabalho, mas também de resultado. E ainda que não tenhamos obtido pleno êxito em tudo aquilo que nos propusemos a fazer, as conquistas foram enormes, especialmente se pensarmos que há mais de duas décadas nosso setor não obtinha uma mudança de impacto, idealizada pelo Governo em parceria com o setor privado e referendada pelo parlamento brasileiro”, discursou o secretário de Geologia, Mineração e Transformação do Ministério de Minas e Energia (MME), Vicente Lôbo, durante o Fórum Brasil Mineral e Personalidades do Ano do Setor Mineral 2017 nesta quarta-feira (29) em São Paulo (SP).
Lôbo foi homenageado no evento, que este ano, trouxe como tema “A Mineração Brasileira Sob a Ótica das Novas Regras para o Setor” para discussão. Durante o discurso, o secretário defendeu o Programa de Revitalização da Indústria Mineral Brasileira, com o objetivo de promover a modernização normativa e institucional do setor, aprimorando tanto a legislação quanto a gestão dos títulos e atividades minerárias no País.
O Programa foi encaminhado ao Congresso Nacional em julho deste ano, na forma de três Medidas Provisórias, destinadas a criar a Agência Nacional de Mineração (ANM), modernizar o Código de Mineração e atualizar a legislação que trata da Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais (CFEM). “A aprovação da criação da Agência Nacional de Mineração pela Câmara e pelo Senado Federal, após mais de 20 anos de discussão e de expectativa, é uma grande conquista. A existência de uma entidade reguladora específica trará novo fôlego ao setor mineral brasileiro e significará um ganho institucional imensurável do ponto de vista da gestão dos recursos minerais nacionais”, ressalta.
Além da homenagem ao secretário, foram eleitas as Personalidades do Ano do Setor Mineral. As escolhas foram feitas por meio do voto de leitores da revista Brasil Mineral. Os troféus foram entregues aos profissionais que se destacaram em diversas categorias da atividade de mineração no último ano.
Os eleitos da edição foram: Ruben Fernandes, presidente da Anglo American Brasil (Minerais Ferroses); Tony Polglase, diretor gerente da Avanco Brasil (Minerais Não-Ferrosos); Carlos Eduardo Paraízo, gerente geral da Mineração Maracá/Yamana (Metais Preciosos); Hélio Diniz, gerente geral da Potássio do Brasil (Minerais Industriais/Fertilizantes); Carlos Toniolo, diretor do grupo Saibrita (Agregados/Minerais para Construção); Luis Maurício Azevedo, presidente da ABPM e diretor da FFA Legal (Exploração Mineral); Mário Conrado Reinhardt, diretor da GE21 (Engenharia/Tecnologia Mineral); Paulo Abib Andery, (in memoriam), fundador da Paulo Abib Engenharia (Pioneiros da Mineração).
Assessoria de Comunicação Social
Ministério de Minas e Energia
(61) 2032-5620
ascom@mme.gov.br
antigo.mme.gov.br
www.twitter.com/Minas_Energia
www.facebook.com/minminaseenergia