Geral
Reunião define atendimento do Luz para Todos na Terra Indígena Raposa Serra do Sol
Dando prosseguimento as ações do Ministério de Minas e Energia para levar energia elétrica à Terra Indígena Raposa Serra do Sol, em Roraima, a coordenação do Programa Luz para Todos realizou reunião nesta quarta-feira (9/3) em Brasília. O objetivo foi definir ajustes técnicos no projeto que irá possibilitar o atendimento, com energias oriundas de fontes alternativas utilizando sistemas eólico, solar e diesel na aldeia Maturuca, e diesel e solar na aldeia Pedra Branca, localizadas na Terra Indígena.
Participaram da reunião representantes do Conselho Indigenista de Roraima ( CIR) , o Instituto Sócio Ambiental (ISA,) a Universidade Federal do Maranhão ( UFMA,) a Companhia Energética de Roraima (CERR) a Fundação Nacional do Índio ( Funai), Eletrobras, Agência Nacional de Energia Elétrica ( Aneel) e o Comitê Gestor Estadual ( CGE-RR.)
Durante a reunião foram estabelecidos cronogramas para que a CERR elabore e apresente à Eletrobras os projetos de eletrificação que atenderão as aldeias Maturuca e Pedra Branca. Na ocasião, foram sanadas todas as dúvidas técnicas e regulatórias para definição do atendimento aos indígenas. Também ficou estabelecido que o ISA, juntamente com o CIR, apresente a relação com as demais aldeias e o número de famílias que deverão ser atendidas para que o Programa Luz para Todos possa contratar as obras.
Os projetos que foram discutidos na reunião servirão de modelo para o atendimento às demais aldeias da Terra Indígena Raposa Serra do Sol. Em todo o Brasil, o Programa Luz para Todos já levou o acesso à energia elétrica a cerca de 35 mil famílias indígenas, mais de 180 mil integrantes, com investimentos contratados que chegam a R$ 385 milhões.
Assessoria de Comunicação Social
Ministério de Minas e Energia
(61) 2032-5620/5588
ascom@mme.gov.br
antigo.mme.gov.br
www.twitter.com/Minas_Energia
www.facebook.com/minaseenergia