Notícias
Projeto vai mensurar financeiramente atuação do ONS e principais benefícios à sociedade
O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) assinou, esta semana, um contrato com as empresas PSR Soluções e Consultoria em Energia LTDA e Centro Elettrotecnico Sperimentale Italiano Giacinto Motta para criar ferramentas que consigam medir, em termos financeiros, os impactos positivos da atuação do ONS no setor elétrico e, consequentemente, na população. A iniciativa faz parte do subprojeto Valor Agregado, do ONS, dentro da segunda etapa do projeto de Assistência Técnica dos Setores de Energia e Mineral – Projeto META II, coordenado pelo Ministério de Minas e Energia (MME).
A consultoria externa contratada também vai desenvolver um boletim anual a ser disponibilizado em canais digitais, para conhecimento da sociedade. Além disso, essas empresas devem estabelecer um conjunto de indicadores que permitam avaliar a evolução do Sistema Interligado Nacional (SIN) e a performance do Operador em suas atividades. O projeto será executado a partir de um acordo de empréstimo entre o governo brasileiro e o Banco Mundial e terá vigência até 28 de maio de 2025. A formalização do contrato respeitou o trâmite previsto no processo de licitação conduzida pelo ONS no âmbito do Projeto Meta II.
Para se ter uma ideia do tamanho da atuação do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), é esta organização que coordena o Sistema Interligado Nacional (SIN) que atende a mais de 99% do País. Graças e essa atuação coordenada, em 2020 e 2021 – durante uma das piores crises hídricas do Brasil – foi realizada a flexibilização das restrições hidráulicas, permitindo aos brasileiros uma economia de cerca de R$ 27 bilhões.
Projeto Meta II
A Segunda Fase do Projeto de Assistência Técnica dos Setores de Energia e Mineral – Projeto META II, é objeto do Acordo de Empréstimo nº 9074-BR do Banco Mundial. Trata-se de uma iniciativa do MME, que tem como principal objetivo contribuir para ampliar e consolidar os avanços dos setores de energia e mineral, dando apoio à competitividade e crescimento econômico sustentável do País, assim como à modernização institucional desses setores, envolvendo áreas estratégicas do MME.
O planejamento inicial do Projeto META II prevê a execução ações/subprojetos e um investimento de aproximadamente 38 milhões de dólares. As ações visam apoiar a eficiência em todos os setores do MME (Energia Elétrica, Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis, e Geologia, Mineração e Transformação Mineral). A Coordenação-Geral do Projeto META está a cargo da Secretaria-Executiva do MME. Mais informações sobre o projeto Meta neste link.
Assessoria de Comunicação Social
(61) 2032-5759/5620
aescom@mme.gov.br
antigo.mme.gov.br
flickr.com/minaseenergia
twitter.com/Minas_Energia
youtube.com/@MME-Brasil
facebook.com/minaseenergia
instagram.com/minaseenergia
linkedin.com/company/ministeriominaseenergia