Notícias
EFICIÊNCIA ENERGÉTICA
Para um futuro mais sustentável, a eficiência energética se faz presente no Brasil e no Mundo
Foto: matejmo | GettyImages
Um tema que emerge na transição para um futuro sustentável e na mitigação dos impactos das mudanças climáticas no cenário global é a Eficiência Energética. Tanto no Brasil quanto no mundo, os esforços para otimizar o uso de recursos energéticos têm ganhado destaque, mas desafios persistentes ainda exigem atenção.
Nesta data, no quinto dia do mês de março, é celebrado o Dia Mundial da Eficiência Energética. Na ocasião, o Brasil e o mundo trazem uma reflexão sobre a importância de utilizar os recursos energéticos de forma inteligente e sustentável. A data não apenas destaca a necessidade de conservar energia, mas também reconhece o papel crucial que a eficiência energética desempenha na mitigação das mudanças climáticas e na transição para um sistema energético mais limpo, seguro, sustentável e equitativo.
“A eficiência energética é a fonte mais barata para o consumidor e também é chave na preservação dos recursos naturais do planeta e na sustentabilidade para a nossa e as próximas gerações. Sem o pilar da eficiência energética é impossível garantir que a transição energética na qual estamos avançando seja justa e inclusiva”, destaca o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira.
Nos últimos 17 anos no Brasil, o consumo de energia nas residências brasileiras ficou 20% mais eficiente, graças a políticas para disseminação de equipamentos mais modernos, como geladeiras, aparelhos de ar-condicionado e lâmpadas, além de adoção de sistemas de aquecimento solar de água e substituição de cocção a lenha por gás de cozinha, entre outros avanços. Esse dado está publicado no Atlas da Eficiência Energética, elaborado pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE), vinculada ao Ministério de Minas e Energia.
Ainda segundo o Atlas da Eficiência Energética 2023, o Brasil investiu quase R$5 bilhões em projetos de eficiência energética voltados à pesquisa, desenvolvimento e demonstração (PD&D) oriundos de investimentos públicos ou publicamente orientados, entre 2013 e 2022, representando uma média de 495 milhões de reais por ano.
Governos e organizações têm intensificado suas ações para melhorar a eficiência energética, visando reduzir a pegada de carbono e promover a segurança energética. Inovações tecnológicas, como a integração de fontes renováveis, a digitalização de redes e o desenvolvimento de edifícios inteligentes, têm contribuído significativamente para esse avanço.
Outra publicação, agora da Agência Internacional de Energia Renovável (IRENA, na sigla em inglês), indica que a eficiência e conservação de energia têm potencial idêntico ao do uso de energias renováveis para cenários de abatimento das emissões de dióxido de carbono em 2050, sendo juntos responsáveis por 50% do total, considerando o cenário visando o chamado “net zero”, ou seja, emissões líquidas neutras.
ESTRATÉGIA DE AVANÇAR
O MME tem a eficiência energética como uma das suas prioridades, visando à redução da conta de energia para a população e a maior competitividade da nossa economia. “Nossa estratégia inclui o compromisso em avançar na definição de índices mínimos de eficiência energética no Brasil, induzindo o desenvolvimento tecnológico, não só para equipamentos como até mesmo para edifícios, fomentando a inovação e a produção de equipamentos e espaços de qualidade para a população”, afirma Silveira.
No contexto brasileiro, a eficiência energética também assume um papel crucial. O país, conhecido por sua matriz energética diversificada, tem avançado em iniciativas para aprimorar o uso de recursos. Projetos de modernização de infraestrutura, investimentos em energias renováveis e a promoção de práticas sustentáveis em setores industriais têm colocado o Brasil na vanguarda dessa transição.
Programas voltados à educação em eficiência energética e sustentabilidade, em todos os níveis, também têm sido modernizados e ampliados, buscando a formação de cidadãos globais, conscientes de sua responsabilidade quanto à conservação dos recursos naturais e melhoria da qualidade de vida para toda a sociedade.
A eficiência energética representa um caminho promissor para enfrentar os desafios globais e locais relacionados à energia. No Brasil e no mundo, a busca por soluções inovadoras e a adoção de práticas sustentáveis são elementos-chave para construir um futuro mais equilibrado e resiliente.
Assessoria Especial de Comunicação Social - MME
Telefone: (61) 2032-5759/5620 E-mail: aescom@mme.gov.br
Instagram ● Twitter ● Facebook ● YouTube ● Flickr ● LinkedIn