Geral
Nova reunião sobre atendimento pelo Luz para Todos foi marcada para agosto, na Bahia
Representantes do Ministério de Minas e Energia e do Programa Luz para Todos estiveram reunidos, nesta terça-feira (7/7), na sede do ministério, com lideranças indígenas Pataxó e Tupinambá, para discutirem sobre o andamento dos projetos de eletrificação das aldeias localizadas no estado da Bahia. Após a audiência, ficou agendada uma nova reunião para a primeira quinzena do mês de agosto no estado.
Segundo Aurélio Pavão de Farias, diretor nacional do Luz para Todos, o Programa já levou energia elétrica a três mil indígenas daquela região e que, apesar dos avanços, ainda há domicílios sem energia elétrica em algumas aldeias. O encontro serviu para identificação de dificuldades na execução dos atendimentos, em particular, os que envolvem licenciamentos ambientais.
Em todo o Brasil, o Programa Luz para Todos já beneficiou com energia elétrica cerca de 35 mil famílias indígenas, mais de 180 mil índios, com investimentos contratados que chegam a R$ 385 milhões.
As lideranças indígenas foram recebidas pelo secretário-executivo adjunto, Francisco Romário Wojcick.
A reunião havia sido solicitada, formalmente, no dia 10 de junho de 2015 pela Federação indígena das Nações Pataxó e Tupinambá do Extremo Sul da Bahia (FINPAT), para solicitar a execução de projetos de eletrificação em terras indígenas na Bahia.
O cacique Imburana, um dos líderes presentes na reunião, destacou a importância do atendimento do Programa Luz Para Todos em sua aldeia e pediu que o Programa se estendesse a outras comunidades.
“Nós precisamos da energia. Eu vi a diferença que fez na minha aldeia, pudemos vender o pescado a preço melhor com o armazenamento. Antes, vendíamos a preço de banana. Queremos o compromisso do Estado de que teremos energia nas aldeias”, afirmou.
Assessoria de Comunicação Social
Ministério de Minas e Energia
(61) 2032-5620/5588
ascom@mme.gov.br
antigo.mme.gov.br
www.twitter.com/Minas_Energia
www.facebook.com/minminaseenergia