Geral
NOTA DE PESAR
O Ministro de Minas e Energia, Fernando Coelho Filho, recebeu com grande pesar a notícia do falecimento do professor Antônio Dias Leite, ex-ministro de Minas e Energia (1969 a 1974), na tarde de 6 de abril de 2017, no Rio de Janeiro, aos 97 anos . Dias Leite também ocupou importantes cargos no setor e na Academia, tendo sido presidente da Vale e professor emérito da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
Engenheiro e economista, Dias Leite foi Professor na Escola de Engenharia e do Instituto de Economia da UFRJ. Na Fundação Getulio Vargas, ele foi responsável pela primeira estimativa de renda nacional no Brasil, PIB, publicada em 1951. Organizou a Fundação Universitária José Bonifácio e foi diretor da Faculdade de Economia da UFRJ. Após aposentar-se, recebeu do conselho universitário da UFRJ o título de P rofessor Emérito. O Clube de Engenharia também o agraciou com o título de Engenheiro Emérito.
Na administração pública, além de ministro de Minas e Energia, também foi secretário de Política Econômica. No MME, coordenou grandes projetos como o levantamento da Amazônia (Projeto Radam),da Plataforma Continental (Projeto Remac), a criação de Itaipu e da Eletronorte.
Publicou dezoito livros e escrevia regularmente nos principais veículos de imprensa. Em 2007, recebeu o Premio Jabuti pelo Livro "A Energia do Brasil". Será publicado no próximo mês "O meu século - Brasil em que vivi", livro que escreveu pensando em seus netos. Foi casado com Manira Alcure Dias Leite por 69 anos e deixa 5 filhos, 12 netos e 17 bisnetos.
Ministério de Minas e Energia
(61) 2032-5620/5588
ascom@mme.gov.br
antigo.mme.gov.br
www.twitter.com/Minas_Energia
www.facebook.com/minaseenergia