Geral
Moreira Franco toma posse como novo ministro do MME
O novo ministro de Minas e Energia, Moreira Franco, foi empossado pelo presidente da República, Michel Temer, nesta terça-feira, 10, no Palácio do Planalto, em Brasília.
Na cerimônia de posse, o presidente Temer saudou a chegada do novo ministro e elogiou o trabalho de Moreira à frente da Secretária-Geral de Governo. “ Moreira já atuava muito próximo de nós, na Secretária Geral da Presidência. Não preciso esclarecer quanto a clareza de ideias e capacidade de trabalho do Moreira Franco. É um ministro que tem histórico político, conhece o Brasil, a prioridade do nosso Governo, assim como os desafios do setor energético”, afirmou.
Temer destacou o compromisso de dar continuidade aos avanços do Ministério de Minas e Energia (MME) conquistados ao longo de quase dois anos de gestão. “É importante ressaltar que, nada do que se iniciou vai paralisar. Ao contrário, com o Moreira vai continuar com o mesmo ritmo de progresso e desenvolvimento da Pasta”, disse.
Temer aproveitou para agradecer ao antecessor do MME, Fernando Coelho. “Termina o ciclo do Fernando Coelho Filho, que foi um ciclo extremamente produtivo com progressos notáveis em diversas áreas”. Como exemplo, o presidente Michel Temer falou sobre os importantes avanços da área de Petróleo e Gás, paralisada e sem investimentos desde 2013. “Regulamos a Petrobras e estimulamos a retomada dos investimentos paralisados por vários anos. Suas conquistas vão muito além, mas só isso já teria valido sua gestão”, finalizou.
Além de Moreira Franco, os ministros empossados durante a cerimônia desta terça-feira são: Rossieli Soares (Educação), Alberto Beltrame (Desenvolvimento Social), Eduardo Guardia (Fazenda), Esteves Colnago (Planejamento), Vinicius Lummertz (Turismo), Antônio de Pádua de Deus (Integração Nacional), Marcos Jorge (Indústria, Comércio Exterior e Serviços), Helton Yomura (Trabalho) e Leandro Cruz (Esporte).
Confira a cobertura completa da TV NBR:
O novo ministro
Desde a juventude, dedica-se à política e às atividades acadêmicas. Ocupa hoje o cargo de
Ministro de Minas e Energia
. Antes, foi Ministro-Chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República e Secretário-Executivo do Programa de Parceria de Investimentos - PPI. Nessa qualidade, coordenou a elaboração conceitual e implementação do
programa de concessões e privatizações
no governo Temer.
Na esfera federal, desempenhou ainda as funções de Ministro-Chefe da Secretaria de Aviação Civil, Ministro-Chefe da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República e Vice-Presidente da Caixa Econômica. No governo Fernando Henrique Cardoso, atuou como Assessor Especial do Presidente.
Sua vida pública teve início em 1974, quando foi eleito Deputado Federal pelo MDB-RJ. Elegeu-se ainda Prefeito Municipal de Niterói e, logo depois, Governador do Estado do Rio de Janeiro. Retornando ao
Congresso Nacional
em 1994, exerceu por duas legislaturas o mandato de Deputado Federal.
Na Câmara dos Deputados, foi presidente das Comissões de Viação e Transportes e de Finanças e Tributação. Recebeu para relatar diversos
projetos de lei relevantes
, dentre eles a Emenda Constitucional que definiu as novas bases da
administração pública
brasileira.
Na política partidária, foi Presidente do MDB no Estado do Rio de Janeiro, membro dos Diretórios Estadual e Nacional do partido, bem como integrante da Comissão Executiva Nacional. Por duas vezes, ocupou a Presidência da Fundação Ulysses Guimarães - órgão de estudo, pesquisa e
formação política
.
Na vida acadêmica, cursou a Faculdade de Economia da Universidade do Brasil e graduou-se em
Sociologia e Política
pela Pontifícia Universidade Católica - PUC do Rio de Janeiro. Fez cursos de mestrado no Instituto Universitário de Pesquisa do Rio de Janeiro - IUPERJ e no “Centre Universitaire de Vincennes” - Universidade Paris 8; e de doutoramento na “École Pratique des Hautes Études” e no Instituto de Estudos Políticos de Paris - “Sciences Po”.
Foi Professor de Sociologia na Faculdade de Economia da Universidade Federal Fluminense - UFF e Diretor-Presidente da Editora Nova Aguilar.
Assessoria de Comunicação Social
Ministério de Minas e Energia
(61) 2032-5620
ascom@mme.gov.br
antigo.mme.gov.br
www.twitter.com/Minas_Energia
www.facebook.com/minminaseenergia