Notícias
DIÁLOGO
MME recebe lideranças indígenas para ouvir demandas de energia e mineração
Foto: Tauan Alencar | MME
O Ministério de Minas e Energia (MME) recebeu, nesta quinta-feira (25/04), lideranças indígenas de Rondônia, do Mato Grosso, do Amazonas e do Ceará para ouvir as demandas relacionadas aos setores de energia e mineração. Na conversa, representantes do MME reforçaram que o Brasil vive um novo contexto de planejamento energético, que agrega novos aspectos e dinâmicas territoriais associadas a essa construção.
“Nós estamos buscando trazer novos olhares, sobretudo, para a transição energética. Entendemos que este processo está presente na agenda econômica, na transformação ecológica, nas mudanças climáticas. É a primeira vez que a transição energética está presente de uma maneira tão transversal”, pontuou o secretário Nacional de Transição Energética e Planejamento do MME, Thiago Barral.
Às lideranças indígenas, o secretário do MME também ressaltou que o Governo Federal, como um todo, está engajado nesse processo de transformação, com diálogo e união de diferentes atores, de várias partes do nosso país. “O Brasil é um país com uma diversidade e território enormes. E quando a gente fala de um planejamento nacional, é um grande desafio conseguir representar essa riqueza sem perder nenhuma informação dos desafios locais com a dinâmica nacional, mas os esforços do governo estão alcançando esse objetivo”, acrescentou Barral.
O Cacique Aroerê Tabajara, do Ceará, que participou das reuniões com representantes do MME, afirma que é possível perceber diversos avanços com o governo Lula no trato sobre as causas indígenas. Ele comemorou a oportunidade da reunião em Brasília no momento em que indígenas de diversas regiões do Brasil estão na capital federal para discutirem suas pautas. “Em outras agendas no governo anterior não tínhamos uma mesa tão farta quanto esta, e eu agradeço por isso”, finaliza.
Desenvolvimento sustentável
Em uma das reuniões realizadas nesta quinta-feira (25/04), o MME recebeu as lideranças das Terras Indígenas (TI) de Serra das Matas e Tremembé da Barra do Mundaú, no estado do Ceará. Eles apresentaram as pautas relacionadas às ações realizadas na região para a transição energética aos representantes da Subsecretaria de Sustentabilidade, da Secretaria Nacional de Geologia, Mineração e Transformação Mineral e da Secretaria Nacional de Transição Energética e Planejamento do ministério.
Entre as pautas, estava o pedido de mais esclarecimentos técnicos sobre os possíveis impactos ambientais do avanço nos locais próximos às TIs. Para o indígena Matheus Tremembé, é necessário que esse diálogo entre governo e os povos que vivem nesses locais seja mantido e aprimorado. “Sobre assuntos como a presença de parques eólicos, transição energética e outros relacionados a esse tema, nós queremos entender o que está previsto para o estado do Ceará e como esses projetos, de certa forma, irão nos impactar”, diz.
A Subsecretária de Sustentabilidade do MME, Maria Ceicilene Martins, reforçou que é uma marca deste governo o diálogo constante dos órgãos do executivo com os povos indígenas para que possam ouvir as demandas com atenção e debater, juntos, soluções pautadas no respeito à cultura e ao desenvolvimento sustentável. “É muito importante essa aproximação com vocês. E o MME está aqui justamente para abrir esse canal de comunicação de forma efetiva”, afirma. Participou também das reuniões o assessor Especial da Participação Social e Diversidade do MME, Alexandre Freitas.
Foto: Bruno Leite / MME
Assessoria Especial de Comunicação Social - MME
Telefone: (61) 2032-5759/5620 E-mail: imprensa@mme.gov.br
Instagram ● Twitter ● Facebook ● YouTube ● Flickr ● LinkedIn