Configurações avançadas de cookies
Para melhorar a sua experiência na plataforma e prover serviços personalizados, utilizamos cookies.
Notícias
LUZ PARA TODOS
- Foto: Tauan Alencar/MME
O Ministério de Minas e Energia (MME) está na Terra Indígena Wawi, localizada no Território Indígena do Xingu (TIX), no Mato Grosso (MT), para acompanhar o Encontro de Monitoramento e Avaliação do Programa Luz para Todos (LPT). O encontro, realizado na aldeia do povo Kisêdjê, segue até esta sexta-feira (28/03) e reúne diversas lideranças indígenas, para debaterem a implementação e ajustes necessários para o LPT nas aldeias.
Além das demandas das comunidades, a visita do MME também analisa os impactos da chegada da eletricidade em áreas tão isoladas. Até o momento, o processo de monitoramento revelou que, embora a energia tenha melhorado a qualidade de vida de muitas famílias, ainda existem desafios, como a manutenção do sistema e a capacitação para o uso adequado dos sistemas.
“A energia foi boa pra gente. Melhorou muito o nosso dia e trouxe muita coisa boa, mas temos muitas dúvidas sobre o seu uso e algumas questões poderiam ser melhores”, disse Winti, articulador político e liderança da comunidade Ksedjê.
Nas comunidades indígenas, a energia elétrica é distribuída pelo sistema de energia solar, baseado em placas fotovoltaicas. Essa tecnologia, promove o acesso à energia limpa e renovável. Para o MME é fundamental garantir que o programa continue a ser uma ferramenta de inclusão social e desenvolvimento sustentável para as populações mais isoladas do Brasil.
Foto: Tauan Alencar /MME
“É uma grande oportunidade para o MME dialogar com os povos tradicionais atendidos pelo Luz para Todos buscando sempre satisfazer as necessidades das pessoas e impactar positivamente a vida dos beneficiários”, afirmou o diretor do Programa LPT e representante do Ministério de Minas e Energia na expedição, André Dias.
Além do MME, participam do Encontro de Monitoramento, as vinculadas Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Empresa de Pesquisa Energética (EPE), o Instituto de Energia e Meio Ambiente (IEMA), a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), a Associação Brasileira de Geração Distribuída (ABGD), e Organizações da Rede Energia e Comunidades.
Assessoria Especial de Comunicação Social - MME
Telefone: (61) 2032-5759/5620 | E-mail: imprensa@mme.gov.br
Instagram ● Twitter ● Facebook ● YouTube ● Flickr ● LinkedIn