Notícias
PLANEJAMENTO
MME divulga estudo sobre digitalização e eficiência energética no setor de edificações
MME realiza lançamento de estudo voltado para o setor de edificações
O Ministério de Minas e Energia (MME) realizou, nesta quinta-feira (19/05), o lançamento do estudo Digitalização e eficiência energética no setor de edificações no Brasil. Desenvolvido pelo MME em parceria com o Ministério Federal da Economia e Ação Climática da Alemanha (BMWK) e o Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), o documento oferece uma base para formulação de políticas públicas que visam ao aumento da eficiência energética no setor de edificação por meio da transformação digital.
O diretor do departamento de desenvolvimento energético do MME, Carlos Alexandre Pires, destacou a importância da pesquisa. “O estudo culminou em duas publicações que identificam e sistematizam soluções e aplicações digitais para o setor de edificações, incluindo também a habitação de interesse social. Foram analisados diferentes cenários de digitalização para cada fase da edificação, destacando seu potencial na redução de consumo e emissões do setor”, disse o diretor do MME.
O documento busca ampliar a discussão sobre o uso de novas tecnologias digitais em todas as etapas do ciclo de vida das edificações. De acordo com o estudo, as ferramentas digitais podem contribuir para a eficiência energética durante todo o ciclo de vida de um edifício, ajudando a alcançar metas climáticas na construção, ativando potenciais para redução de carbono embutido nos materiais e nos processos de construção.
O consultor da Growing Energy Consultoria, George Soares, afirmou que a importância do estudo vem do grau de relevância que o setor representa no consumo de energia no Brasil e no mundo. “Em termos de energia elétrica, metade do consumo se dá dentro das edificações. Cada dia mais você vê no cotidiano a questão da digitalização aumentando a possibilidade de coletar, armazenar, estruturar, organizar e processar dados de uma forma inédita”, disse Soares.
A coordenadora-geral substituta de assuntos estratégicos do MDR, Andiara Campanhoni, ressaltou a importância do estudo para o aprimoramento de novas políticas públicas. “Com base no estudo realizado, a gente percebe que muitas contribuições e recomendações podem ser incorporadas no decorrer do aprimoramento da evolução das nossas políticas públicas de habitação, em especial de interesse social”, ressalta a coordenadora-geral do MDR.
O evento teve a moderação da analista de infraestrutura do MME, Alexandra Maciel, e contou com a participação da coordenadora do GT Edificações e analista do Procel, Estefânia Mello, do superintendente de Pesquisa e Desenvolvimento da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), Paulo Luciano de Carvalho, da pesquisadora do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) da Universidade de São Paulo (USP), Fernanda Belizario, do professor representante do Conselho Brasileiro de Construção Sustentável (CBCS) e coordenador do Laboratório de Eficiência Energética em Edificações, Roberto Lamberts, além da coordenadora-geral de Eficiência Energética do MME, Samira Carmo, e dos colaboradores do estudo, Fátima Ludovico, João Queiroz Krause e Rodrigo Calili.
Acesse aqui o relatório base para seleção das tecnologias do estudo “Digitalização e eficiência energética no setor de edificações no Brasil” - Contexto Nacional e Internacional.
Acesse aqui o relatório final do estudo “Digitalização e Eficiência Energética no Setor de Edificações no Brasil” - Premissas e Cenários.
Assista ao evento:
Assessoria de Comunicação Social
ascom@mme.gov.br
antigo.mme.gov.br
www.twitter.com/Minas_Energia
www.facebook.com/minaseenergia
www.youtube.com
www.flickr.com/minaseenergia
www.instauram.com/minaseenergia
br.linkedin.com